Filhos

Adolescentes que não dormem o necessário podem se tornar obesos quando adultos

AFP Relax News
27/08/2014 12:04
Thumbnail

De acordo com uma nova pesquisa, a inatividade não é a única coisa que leva à obesidade durante a adolescência, dormir menos que o necessário também | ©ejwhite/shutterstock.com

Adolescentes que pensam que o sono é superestimado deveriam reconsiderar a ideia, já que, de acordo com um estudo recente realizado pela Universidade de Columbia, em Nova York, a privação de sono durante a adolescência pode levar à obesidade.
A equipe de pesquisadores concluiu que os jovens de 16 anos que dormem menos de seis horas por noite têm um risco 20% maior de se tornarem obesos aos 21 anos, quando comparados àqueles que dormem oito horas por noite. "A falta de sono durante a adolescência atrapalha o adolescente e faz com que ele tenha obesidade mais tarde na vida", diz Shakira F. Suglia, ScD, professora assistente de epidemiologia na Escola de Saúde Pública Mailman da Columbia. "Uma vez que você se torna um adulto obeso, é muito mais difícil perder peso e mantê-lo". Shakira e seus colegas são os primeiros a estudarem os efeitos de longo prazo da privação de sono na adolescência e seus resultados poderiam ser algumas das evidências mais fortes a indicar um risco de índice de massa corporal elevado. A equipe de pesquisa recolheu dados de 10 mil americanos entre 16 e 21 anos que eram participantes do Estudo Nacional Longitudinal de Saúde do Adolescente, interagindo com eles durante as visitas domiciliares em 1995 e 2001 para o levantamento de sua altura e peso. Quase um quinto dos adolescentes de 16 anos relatou dormir menos de seis horas por noite, e aos 21 anos esse grupo era 20% mais propenso a ser obeso do que os outros que relataram ter oito horas de sono por noite. Os pesquisadores afirmam que a falta de atividade física contribuiu para a obesidade dos participantes, mas não foi levada em consideração para a relação entre obesidade e privação de sono. Ainda que eles esperassem encontrar uma diferença entre meninos e meninas, e como seus corpos responderam à insônia, nenhuma foi encontrada referente à obesidade. "A mensagem para os pais é a de garantir que seus adolescentes tenham mais de oito horas de sono por noite", diz Shakira. "Uma boa noite de sono faz mais do que ajudá-los a ficarem alertas na escola. Ela os ajuda a crescerem em adultos saudáveis." Os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) recomenda nove a d10 horas de sono por noite aos adolescentes. O estudo foi publicado no Journal of Pediatrics.