Atividade física

Aproveite ao máximo os benefícios da bicicleta

Lívia Inácio, especial para a Gazeta do Povo
25/09/2014 18:21
Thumbnail

Saiba como pedalar corretamente e aproveite os benefícios | sxc.hu

Equilibrar saúde e sustentabilidade em duas rodas é um desafio delicioso. Não é difícil entender porque a bicicleta faz tanto sucesso. A história que o diga! Inventada há mais de dois séculos e trazida para o Brasil por europeus, a bike sempre atraiu adeptos em todo o mundo pelos seus inúmeros benefícios. A perda de peso e a sensação de vigor e bem estar são apenas alguns deles. O Viver Bem conversou com a professora de Educação Física e triatleta Desireé Francini Maciel dos Santos, que elencou boas receitas para quem quer aproveitar ao máximo tudo de bom que o ciclismo tem a oferecer. Confira!
Se quiser perder peso, não perca o ânimo!
De acordo com Desireé, o ideal para perda de peso é realizar pelo menos 60 minutos de ciclismo de forma vigorosa, intercalando vários tipos de treino. A professora aconselha que, para quem não pode praticar a atividade durante a semana, o interessante é aumentar o tempo do treino progressivamente.
Fique atento à postura A lombar e o abdomen são responsáveis por manter o tronco em posição ereta, portanto, é importante fortalecer esses grupos musculares com os treinos aeróbios de bicicleta. O selim deve ficar de 10 até 13 centímetros à mostra e o quadril não pode oscilar. Também não se deve sobrecarregar e tencionar os ombros. Isso tende a gerar dores musculares. Enfatize os treinos de força para fortalecer os músculos
O ciclismo aumenta a capacidade de circulação cardiovascular e a resistência de membros inferiores, mas é preciso fazer os movimentos certos. Desireé explica que, para trabalho de definição e fortalecimento, o correto é enfatizar os treinos de força "Ou trabalhar na bike com carga pesada ou partir para os treinos com subidas na rua".
Não vacile na avenida!
Muitas ruas não têm a sinalização adequada para ciclistas, por isso, é preciso redobrar a atenção no trânsito. A educadora física diz que é bacana ter preferência em pedalar pela direita dos carros, pois é onde o motorista tem maior visibilidade. Outra dica se diz respeito aos fones de ouvido. Eles podem prender a atenção do ciclista e causar acidentes. É bom ter cuidado.