notas

Autoexame de pele

Thumbnail
Confira como detectar manchas e sinais na pele que merecem visita ao médico, segundo o dermatologista Guilherme Gadens, da Clínica da Pele Annia Lourenço. Fique atento à assimetria, bordas irregulares, variação de cores e diâmetro e sintomas como coceira, descamação, ardência e sangramento:
1. Para examinar a frente, as costas e os lados direito e esquerdo do seu corpo, posicione-se em frente ao espelho com os braços levantados;
2. Dobre os cotovelos e observe também as mãos, antebraços, braços e axilas;
3. Examine as partes da frente, de trás e dos lados das pernas e a região genital. Sente-se e examine a planta e o peito dos pés, assim como entre os dedos;
4. Com um espelho de mão, observe o pescoço, couro cabeludo, orelhas e toda a pele do seu rosto.
5. Aproveite que ainda está com o espelho de mão e observe as costas e nádegas.
Alzheimer é uma doença fatal e progressiva que afeta pelo menos 44 milhões de pessoas no mundo todo, apesar de ser pouco compreendida. De acordo com uma pesquisa realizada pela Alzheimer’s Association em 12 países, 59% dos entrevistados acreditam erroneamente que o Mal de Alzheimer seja um elemento comum do envelhecimento; 40% não acreditam que a doença seja fatal. A pesquisa – realizada na Austrália, Brasil, Canadá, China, Dinamarca, Alemanha, Japão, Índia, México, Nigéria, Arábia Saudita e Reino Unido – constatou que 37% dos entrevistados acreditam erroneamente que seja preciso ter histórico familiar do Mal de Alzheimer para que se corra o risco de manifestá-lo.
Cinco vezes ioga
A National Center for Complementary and Alternative Medicine citao que você deve saber sobre ioga:
1) Estudos sugerem que ioga seja benéfica contra dores, como a crônica lombar, que reduza a frequência cardíaca, pressão arterial e que juda a aliviar a ansiedade e depressão.
2) Pesquisas mostram que a ioga não é útil para a asma, e que houve resultados mistos na relação com a artrite.
3) Ioga é segura em pessoas saudáveis e quando praticada de forma adequada. Pessoas com pressão arterial elevada, glaucoma, dor ciática e grávidas devem modificar ou evitar algumas posições.
4) Selecione um instrutor experiente para uma prática segura e informe-o sobre problemas médicos que você tenha.
5) Fale com o seu médico antes de praticar ioga.
Placenta em cápsulas
Ingerir placenta encapsulada após o parto tem se tornado comum entre algumas gestantes. Porém, esse tipo de procedimento utilizado em alguns lugares da China, Estados Unidos e Europa, que ajudaria a repor o ferro no organismo delas, não é apoiado pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. O presidente da Comissão de Parto da entidade, João Steibel, diz que não há estudos científicos que comprovem o valor nutritivo da placenta a não ser para o bebê, dentro do corpo da mãe. "Só trabalhamos com evidência científica, não há teste ou evidência da eficácia disso", explica Steibel.
Brócolis antitóxicos
Uma pesquisa recente da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, dos Estados Unidos, sugere um benefício extra dos brócolis. Os participantes do estudo de uma das regiões mais poluídas da China que consumiram metade de um copo de bebida de brotos de brócolis excretaram altos níveis dos poluentes químicos benzeno e acroleína. Os pesquisadores explicam que o sulforafano, presente no vegetal, aumenta as enzimas que melhoram a capacidade do corpo de se livrar desses poluentes.