notas

Cafezinho moderado

Thumbnail
Envelhecimento
O café inibe o envelhecimento, protege o organismo de doenças como Parkinson, colesterol ruim, enfarte, pressão arterial, diabete e até câncer de ovário e de próstata.
74kg por pessoa
Esta foi a média per capita de consumo de café no mundo em 2011, isto é, de quatro a cinco xícaras por dia.
Composição
Ácido clorogênico, ácido fenólico e ácido caffeico são poderosos antioxidantes metabólicos, que inibem, entre outras doenças, o LDL (colesterol ruim) por oxidação.
Filtro de papel
Quanto mais cafeína contém o café, melhor para a saúde. O coado no filtro de papel é o mais indicado, pois retém 80% das substâncias gordurosas presentes nos grãos, diferentemente do café expresso, que pode até aumentar o colesterol.
Efeito benéfico
Para obter apenas o melhor do café, a bebida deve ser ingerida diariamente, em doses espaçadas, de aproximadamente quatro xícaras pequenas ao dia.
AVC e enfarte
O risco de AVC foi relativamente menor em pessoas que tomavam quatro doses diárias de café do que nas que tomavam uma xícara por mês segundo pesquisa da Health Study com 83 mil mulheres, em 2009, nos EUA. A taxa de mortalidade por enfarte caiu em 21% entre os homens na faixa de 30 a 50 anos, que tomavam de quatro a seis xícaras de café por dia.
Fonte: Associação Brasileira de Nutrologia.
* * * * *
74 novos fatores de risco genético para cânceres hormonais foram encontrados em uma pesquisa internacional da Harvard School of Public Health que reuniu centenas de cientistas. Esses novos marcadores genéticos estão ligados aos três mais comuns cânceres hormonais: de mama, próstata e ovário, e ajudará na busca de novos tratamentos, alvos de triagem, e uma maior compreensão de como essas doenças se desenvolvem.
35% dos casos de câncer poderiam ter sido evitados por envolver fatores como tabagismo, consumo de álcool, obesidade, sedentarismo e sexo desprotegido. O alerta consta no Tratado de Oncologia, lançado recentemente pela Editora Atheneu e editado pelo médico Paulo Hoff, Diretor do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e do Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês.
* * * * *
"Se a raiva salvar sua vida, será positiva. Ela é ruim quando chega a causar sintomas mentais e físicos prejudiciais, como depressão. Podem surgir ainda problemas como cansaço físico excessivo, falta de memória e problemas gastrointestinais."
Marilice Rubbo Carvalho, psicóloga especialista em comportamento cognitivo pela USP.
"Há três competências essenciais relacionadas às quedas que precisam estar presentes no idoso: locomover-se com segurança, sem perder o equilíbrio; conseguir recuperar o equilíbrio, dando um passo ou segurando um objeto; e proteger a si mesmo e parar com segurança."
Sergio Bontempi Lanzotti, médico reumatologista.
* * * * *
10 horas de sono por dia poderia ajudar a reduzir a prevalência de obesidade na adolescência.Mais sono, menos obesidade, segundo estudo realizado por pesquisadores da Escola de Medicina de Perelman na Universidade da Pensilvânia. O estudo mostra que menos horas de sono está associada com aumento no índice de massa corpórea (IMC) de adolescentes entre 14 e 18 anos de idade.
* * * * *
Sem lesões
Tablets, notebooks e smartphones podem causar dores no polegar em quem os utiliza demais. Quem alerta é o especialista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, Mateus Saito. Dicas: não os use para textos longos; equilibre a posição dos olhos e das mãos e manuseie o aparelho distribuindo a carga entre as duas mãos.