Dicas

Calor sim, calorias não

Pecado consentido
No inverno, frutas e verduras quentes saciam a gula, abastecem o organismo com nutrientes e mantêm o corpo aquecido. Basta o termômetro marcar alguns graus a menos para trocarmos a salada por uma massa com molho cremoso e a fruta por um bolinho com calda quente. Isso acontece porque alimentos e bebidas quentes ajudam a manter a temperatura corporal. Ingerir calor, porém, não necessaria­mente quer dizer consumir maior quantidade de calorias. Frutas e verduras também podem ser prepa­radas em versões que passam pelo fogão para saciar o paladar e aquecer sem aumentar o consumo calórico.
Endívias na grelha
O chef do Centro Europeu Sandro Duarte, proprietário da Eh Gastronomia, explica que salada quente é nada mais que um prato com verduras frias acompanhado de molho e carne aquecidos. As melhores proteínas são frango e mignon em cubos – o peixe desmancha por ser muito macio. A exceção entre as verduras é a endívia, que pode ser grelhada sem perder a consistência. Para isso, deve se cortada ao meio, mantendo-se as folhas no talo, e levada ao fogo até ficar amolecida e com as marcas da grelha. "Por ser amarga, fica muito saborosa com uma fruta doce – como o caqui, típico do inverno."
Vinagrete, o molho ideal
Uma sugestão de molho leve é o vinagrete, preparado com duas partes de óleo e uma de ácido. O óleo pode ser azeite de canola, de oliva ou girassol. O ácido é encontrado no vinagre ou suco de limão. O toque pessoal fica por conta de ingredientes como alho, mel, mostarda, orégano ou a erva da sua preferência. "Você pode deixar uma quantidade preparada na geladeira, que dura meses", ensina o chef Sandro Duarte. Na hora de servir, basta agitar para misturar. Nas versões de salada aquecidas, o vinagrete deve ser regado sobre a carne ainda na frigideira, com o fogo desligado. A seguir, basta colocar a carne com vinagrete sobre as folhas. Para aumentar a saciedade, é possível acrescentar croutons e cenoura ralada diretamente sobre o prato.
Grãos e legumes
A chef Gabriela Carvalho, do Quintana Café e Restaurante, recomenda saladas mornas de grãos para o inverno. "Depois de cozinhá-los, tempero com azeite morno aromatizado com um pouquinho de alho, ervas variadas e um toque de balsâmico", ensina. Outras sugestões são abóbora quente com molho de iogurte e sálvia e, ainda, salada de batatas com ovos e maionese morna de limão. "São na verdade receitas parecidas com as versões frias, mas não precisam ser refrigeradas, pois são preparadas e servidas na hora", diz.
Frutas quentes
Tornar aquela maçã, banana ou pera encalhadas na fruteira em sobremesas apetitosas não é difícil. Basta descascá-las, cortá-las em cubos e levá-las ao forno com canela e gengibre em pó. Depois que amolecem, estão prontas para serem servidas – e as especiarias deixam a casa toda perfumada. Outra opção que combina com fogo é o abacaxi, que pode ser grelhado. A chef Iracema Bertoco, especializada em gastronomia funcional, explica que, quando aquecidas, essas quatro frutas ficam naturalmente mais doces. Mas quem não consegue pensar em sobremesa sem um toque extra de açúcar e leite, pode servi-las acompanhadas de sorvete de creme light.