notas

Campeãs do carinho

Thumbnail
A Johnson & Johnson anunciou recentemente as cinco instituições de saúde vencedoras do concurso Campeões do Carinho, sendo uma de cada região do país. A seleção foi feita de acordo com dois critérios: ter impacto positivo e transformador na vida de seus pacientes e comunidades resultante da atuação da instituição e dar incentivo aos profissionais de saúde irem além do cuidado básico com os pacientes. Da Região Sul foi escolhido o Hospital Pequeno Príncipe , o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, com 390 leitos, 342 mil atendimentos ambulatoriais, 24 mil internações, 19 mil cirurgias e 32 especialidades. O hospital é destaque em humanização no Brasil, com ações voltadas a pacientes e seus familiares, colaboradores e demais agentes da Instituição.
Paciornik traz sistema de monitoramento
A empresa Paciornik Saúde traz à Curitiba o sistema internacional de monitoramento pessoal que garante segurança, privacidade e liberdade para quem necessita de cuidados médicos e assistenciais ou para quem reside sozinho. O sistema consiste em quatro aparelhos, um console instalado na residência, equipado com um viva voz; uma pulseira (foto) ou um pingente – equipados com um botão de emergência e à prova da água; e um celular com os mesmos recursos. Em caso de emergência, queda ou qualquer outra necessidade, ao acionar o sistema por um simples toque na pulseira ou pingente, uma ligação é feita para a central de monitoramento. Informações pelo (41) 3095-1236.
160 atendimentos/mês são realizados no Hospital Santa Cruz no serviço de check-up. 95% dos pacientes são executivos e gestores. A faixa de idade desses pacientes é de 28 a 60 anos e 15% do total é formado por mulheres. O principal objetivo do serviço é oferecer prevenção e diagnóstico precoce de doenças, inclusive daquelas que não apresentam sintomas aparentes, e esclarecer todas as dúvidas e receios a respeito da saúde do paciente. Um paciente, que levaria um mês para agendar e realizar todos os seus exames em serviços tradicionais, pode diminuir este período para até sete horas, tudo feito dentro do próprio hospital.
Prêmio internacional
Neste ano, o prêmio Efrain Davalos de Cirurgia Plástica Facial está sendo concedido, pela primeira vez, a um brasileiro. Trata-se do otorrinolaringologista João Maniglia, que, segundo os organizadores da premiação, fez grande contribuição para que a cirurgia plástica facial se fortalecesse no Brasil. A premiação acontece a cada quatro anos e homenageia médicos de fora dos Estados Unidos e Canadá.
João Maniglia formou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto em 1964 e é autor e editor do livro Rinoplastia estética-funcional-reconstrutora (Ed. Revinter) e um dos sócios-diretores do Hospital IPO, onde também atua como médico clínico e cirurgião.
Certificação em prevenção de lesões de pele
As equipes de enfermagem dos hospitais Vita receberam da divisão médico-hospitalar da 3M do Brasil a Certificação Diamante Prime em Prevenção de Lesões de Pele. A premiação foi entregue nos dias 9 e 10, no total para 11 hospitais brasileiros. Segundo a gerente de enfermagem do Hospital Vita, Claudimeri Dadas, as duas unidades de Curitiba receberam a certificação.