dicas

De bem com os olhos

Amanda Milléo
30/11/2014 02:03
Thumbnail

Evite colocar a mão suja no olho. Coçar, por outro lado, apenas em casos urgentes | Bigstock

Regra número um dos oftalmologistas: é proibido colocar a mão suja no olho. Regra número dois: coçar apenas em casos urgentes. A terceira e não menos importante: cuide dos óculos e lentes de contato como se fossem os próprios olhos. Essas orientações, se bem seguidas, vão proteger qualquer pessoa de doenças e complicações e manter a boa acuidade visual.
Veja outras dicas do oftalmologista do Instituto de Oftalmologia de Curitiba, Luiz Fernando Fajardo, e do oftalmologista do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Lisandro Sakata, para manter a saúde dos olhos neste verão:
Coçar ou não?
A saúde dos olhos está essencialmente ligada à limpeza das mãos. Se a conjuntivite fosse transmitida apenas pelo ar, todo mundo viveria com o olho vermelho e arenoso, mas ela ocorre quando se coça os olhos com as mãos sujas, principalmente entre pessoas alérgicas que sempre colocam as mãos no nariz e acabam tocando os olhos, de acordo com Fajardo.
Minha mão está suja. E agora?
Se as mãos não estiverem limpas, como fazer para reduzir aquela vontade de coçar? Segundo os médicos, apelar a um "choro" forçado e usar colírio lubrificante são boas soluções. O olho tenta levar para fora o que incomoda, mas se as lágrimas e o colírio não fizerem o desconforto desaparecer, o ideal é procurar um serviço de urgência para evitar lesões na córnea, segundo Sakata, especialista em glaucoma.
Pressão desnecessária
Esfregar as mãos contra os olhos causa pânico nos especialistas pela pressão exercida com as mãos, como assinala Fajardo. "Os olhos não são projetados para aguentar o atrito a algumas estruturas internas, que pode fazer surgir doenças graves, como a ceratocone", diz. Porém, quem não tem predisposição genética à doença, e coça de vez em quando, tem uma chance reduzida de desenvolvê-la ou de ter descolamento da retina.
Colírio ou soro na bolsa de praia
Óculos escuros (com proteção UV garantida) são essenciais para a temporada que começa. Outro item indispensável na bolsa de praia é o colírio lubrificante. De acordo com Sakata, o colírio, ou mesmo soro fisiológico, podem ser usados após a irritação da água salgada ou areia.
Faz mal óculos sujos?
Como os óculos de grau não entram em contato direto com os olhos, deixá-los com alguma sujeira não influencia diretamente no surgimento de doenças, só fica ruim de enxergar. No caso das lentes de contato, no entanto, a limpeza é essencial para evitar infecções.
Colírio estético perigoso
Nem todos os colírios possuem a liberação dos oftalmologistas como o lubrificante. Um em particular, que aterroriza os médicos quando o paciente usa com frequência, é o colírio vasoconstritor. Ele ajuda na circulação sanguínea do olho, fazendo com que fique mais branco que o normal, um colírio "estético" comprado sem prescrição. O problema, no entanto, é que ele vicia. E quando a pessoa finalmente desiste de usá-lo todos os dias, o olho perde a capacidade de contrair os vasos, deixando-o vermelho constantemente.
Fuja do corticoide
Colírios com corticoides são vendidos sem prescrição médica nas farmácias e trazem alívio rápido. Porém, se usados sem acompanhamento médico, podem causar catarata e glaucoma, com aumento na pressão do olho. Ao perceber mudança na visão, a doença não tem mais volta.
Sem sopros nos olhos
Tem um cílio incomodando? Não assopre. Ou, assopre na testa. O fator psicológico de alguém assoprando ajuda mais do que o sopro propriamente, que pode vir com microjatos de saliva contaminada, contribuindo para o desenvolvimento de uma conjuntivite.

Enquete

O último feriado do primeiro semestre vem aí. Qual a melhor forma de aproveitá-lo?

Newsletter

Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!