notas

Dicas e cuidados

Thumbnail
Sinusite, adenoide ou rinite?
A sinusite aguda, causada pela infecção dos seios da face, se caracteriza por dor de cabeça intensa na região da testa, entre os olhos, ao redor ou por trás dos olhos, na região das maçãs do rosto, na nuca ou no topo da cabeça; obstrução nasal; secreção nasal amarelada; tosse seca e febre. Segundo a médica Claudia Ciuffi, otorrinolaringologista do Hospital Vita Curitiba, duas outras doenças podem ser confundidas com ela e merecem atenção: a hipertrofia de adenoides (que leva à respiração bucal, amidalites de repetição, roncos e apneia) e a rinite alérgica (relacionada a alterações climáticas, contato com poeira, mofo, produtos de limpeza e pelos de gato ou de cachorro). "Apresentando um ou mais sintomas, é necessário procurar um otorrinolaringologista, que tomará medidas para que a doença não se torne crônica", alerta.
Melhor postura nas tarefas domésticas
Cozinhar, varrer, lavar e passar roupas ou carregar compras são atividades repetitivas que exigem esforço físico ao abaixar, levantar, carregar e arrastar. Elas podem submeter o corpo a posições desconfortáveis e arriscadas por muito tempo, causando desvios posturais, contraturas musculares, hérnias de disco, lombalgias, artroses e cervicalgias. A fisioterapeuta Silvia Canevari Barros, do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral – Jundiaí, diz que prateleiras muito altas ou baixas e profundas podem lesionar os ombros e que para limpar ou retirar coisas de lugares altos, o adequado é usar um banco ou escada. "Preste atenção à posição da coluna: ao varrer ou abaixar, deixe as costas o mais reto possível. É melhor flexionar os joelhos do que dobrar a coluna para frente", aconselha.
Comilões de inverno
Algumas medidas ajudam a manter a boa forma no inverno, segundo Mauro Scharf, diretor médico e endocrinologista do Laboratório Frischmann Aisengart: não confunda tédio com fome; mantenha sua rotina de exercícios, mesmo com roupas extras; encaixe os alimentos que você ama no seu cálculo de calorias; hidrate-se; evite as massas com molhos brancos e ingredientes calóricos; reduza o consumo de derivados do leite (creme de leite, queijos amarelos e manteiga), consuma menos chocolate, nozes, castanhas e avelãs e curta o inverno com bebidas quentes e pouco calóricas, como os chás.