notas

FDA aprova extrato para tratar alergias a pólen de gramíneas

Thumbnail
O norte-americano FDA aprovou recentemente o Oralair para tratar rinite alérgica (febre do feno) com ou sem conjuntivite (inflamação do olho), induzida por pólen de gramíneas em pessoas com idades entre 10 a 65 anos. Estas doenças alérgicas afetam cerca de 30 milhões de pessoas nos Estados Unidos e mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo. As pessoas afetadas sofrem de repetitivos espirros, prurido nasal, coriza, congestão nasal, irritação ocular e lacrimejamento.
Nenhum remédio
...contra a tosse funciona, de acordo com o pediatra membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e professor de pediatria da Faculdade Evangélica do Paraná, Gilberto Pascolat. Na maioria das vezes, a tosse é um mecanismo de defesa do organismo e não deve ser combatida, mesmo quando aguda. "O mel é o único que consegue reduzir um pouco o incômodo e tem uma eficácia comprovada em relação aos medicamentos. Mas é pouca mudança", explica. A medida é paliativa, segundo a pneumologista do Instituto Mãe de Deus Center, em Porto Alegre, Maria Eunice Moraes de Oliveira. "A tosse tem uma função, que é eliminar que algo está na via aérea", afirma.
Iluminação é saúde
A iluminação ideal para os cômodos da casa depende da idade dos seus moradores, como explicam as arquitetas Carolina Posanske, Mariana Stockler e Ellen Marques. Para bebês, a intensidade mais fraca deixa o ambiente mais aconchegante e não fere a vista; entre adultos, o ideal é criar ambientes aconchegantes com luz indireta e pontual. Para a terceira idade, devem ser priorizadas a qualidade de vida e a funcionalidade dos espaços, levando em conta a quantidade e a qualidade da luz, principalmente em áreas de leitura e trabalho. O ideal é ter luz mais forte para iluminar objetos e mobiliários, evitando acidentes. Ter sensores pela casa ajuda a locomoção. Evite a lâmpada fluorescente branca (foto), mesmo que ela seja econômica.
Comida ruim para fora da escola
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos propôs um quiz diferente em que pergunta quais desses elementos não pertencem ao ambiente escolar: estudantes, educação física, professores, livros ou anúncios de junk food. A ideia foi chamar a população para comentar o fato de as escolas norte-americanas venderem ou terem máquinas de venda automática de comida nada saudável, copos patrocinados e cartazes. A proposta é atualizar normas das escolas, impedindo a venda de itens que não atendam a padrões de nutrição.
Conservante retarda crescimento de tumor
Um conservante comum de alimentos, conhecido como nisina, pode diminuir ou eliminar o crescimento de células do câncer de cabeça e pescoço, de acordo com estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Agentes antibacterianos como ela alteram as propriedades das células das bactérias, tornando-as inofensivas. Recentemente os cientistas começaram a avaliar se a nisina e outros agentes antibacterianos poderiam alterar as propriedades de outras células, como tumores. A pesquisa foi publicada na revista Cancer Medicine.
750 mil turistas..
...norte-americanos viajam anualmente dos Estados Unidos para outros países em busca de menor custo dos procedimentos médicos. Segundo Sam Lin, cirurgião plástico no Beth Israel Deaconess Medical Center, são chamarizes os procedimentos oferecidos ainda não aprovados nos Estados Unidos, além do preço: o custo médio de uma abdominoplastia naquele país é de US$ 9.750, enquanto na América do Sul sai por US$ 3.500.
Peixe melhora gestação
Estudo publicado na revista The American Journal of Clinical Nutrition demonstrou que a ingestão moderada de peixe (mais de uma vez por semana) durante a gestação é benéfica para o crescimento fetal e diminui o risco de parto prematuro. Os pesquisadores investigaram 151.880 mães e filhos e foi observado que as mulheres com consumo de peixe acima de 1 vez/semana durante a gravidez tiveram um menor risco de parto prematuro do que as mulheres com o baixo consumo de peixe (menos ou igual a uma vez por semana).
Sarampo
Mesmo com cobertura vacinal relativamente alta, o Brasil apresentou em 2013 um aumento significativo de infecções pelo sarampo, número que permanece alto até agora. Segundo o Ministério da Saúde, no ano passado, foram confirmados 200 casos e em 2014 já foram contabilizados 136, até o começo de março. Segundo Reinaldo Menezes Martins, consultor científico do Ministério da Saúde para o Programa Nacional de Imunizações, os casos recentes se concentram no Nordeste, com foco em áreas turísticas. "Tudo indica que a origem da maioria dos casos é de turistas de proveniência europeia, onde surtos de sarampo continuam a ocorrer. A Inglaterra teve 3 mil casos em 2013, a Holanda mais de 1 mil", diz.
Dos casos registrados no país este ano, 119 foram no Ceará, 11 em Pernambuco e seis em São Paulo. O genótipo viral predominante tem sido o D8, circulante desde 2012 no Reino Unido e em outros países da Europa e da Ásia. Essa situação levou o Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo a publicar alerta reforçando a necessidade da vacinação ou atualização de profissionais que atuem no setor de turismo, motoristas de táxi, funcionários de companhias aéreas, de transporte rodoviário, de hotéis e restaurantes e profissionais do sexo, preferencialmente 15 dias antes da copa.
Fraturas em idosos:
Veja as causas intrínsecas e extrínsecas de fraturas em idosos, segundo o especia- lista em Trauma Ortopédico e coordenador do Núcleo de Ortopedia do Hospital Samaritano de São Paulo, Luiz Fernando Cocco:
Intrínsecas
• Qualidade óssea (osteoporose)
• Alterações de equilíbrio
• Reflexos mais lentos
• Diminuição da força muscular (membros inferiores)
• Alterações de visão e audição
Extrínsecas
• Simples obstáculos nas calçadas
• Últimos degraus da escada da porta do prédio
• Chinelos escorregadios ao lado da cama