Visão

Frágeis lentes

Amanda Milléo
16/02/2014 03:14
Thumbnail
Idade para começar
Para quem tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo, o uso é opcional e pode ser indicado tanto para crianças como para adultos. Há casos de pacientes que a partir dos 10 anos usam as lentes sem problema. O pai ajuda, fica de olho, mas a criança mesma consegue limpar, tirar e pôr a lente.
Obrigatórias para eles
Podem se beneficiar da lente de contato aqueles que sofrem de ceratocone, doença progressiva no olho, que passaram recentemente por um transplante de córnea, tiveram uma cirurgia refrativa antiga ou têm outras doenças oculares, para quem o uso de lentes de contato é uma indicação médica. Em casos de irregularidades da córnea, ou devido ao trauma, não há outra opção a não ser a lente para o paciente poder enxergar.
Tempo certo
Ficar com a lente além do prazo determinado pode fragilizar a córnea e fazer surgir a necessidade de um futuro transplante.
O uso inadequado facilita a formação de úlceras na córnea, espaço ideal para as bactérias se desenvolverem. As pseudomonas destróem a córnea em até 48 horas.
Inimiga: a água
Abrir os olhos dentro da água – seja de piscina ou do mar – aumenta a possibilidade de perder as lentes. Como a água não passa por tratamento minucioso, o risco de contaminação é maior. Use uma lente descartável e um colírio adstringente para lubrificar e limpar. Usar óculos de proteção é uma sugestão. Higienize cuidadosamente as lentes após a natação e espere 20 minutos para removê-las, caso entre água nos olhos. Dê rápidas piscadas para remover a água, ao invés de esfregá-los. As lentes ficam mais soltas na água salgada.
Soro é bom?
O soro fisiológico não serve para limpar a lente, pois não tem o agente desinfetante, como as soluções adstringentes. Anti-histamínicos, descongestionantes, diuréticos, relaxantes muscular, tranquilizantes e remédios para o tratamento de acne podem ressecar olhos e lentes.
Moldando a córnea
O tratamento da ortoceratologia permite que lentes usadas à noite moldem temporariamente a curvatura da córnea, fazendo com que a pessoa enxergue perfeitamente no dia seguinte. São indicadas para quem sente alergia com as lentes, pela poluição ou baixa umidade do ar.
Mãos sempre limpas e secas
Os produtos de limpeza das lentes ajudam a manter o asseio, mas é preciso ter as mãos limpas e secas ao colocá-las e tirá-las. As infecções mais comuns, pelas bactérias pseudomonas, estafilococos e pelo protozoário acanthamoeba, são combatidas por esses produtos, mas leves escoriações no olho podem dar lugar a uma infecção. O tratamento envolve colírios, medicamentos e pomadas.
Troca de estojo
Não só a lente, mas o estojo também deve ser mantido limpo e trocado em no máximo três meses. Mantenha seus óculos reserva limpos, para os dias de descanso dos olhos ou em situações inesperadas, como conjuntivites ou irritações. Evite viagens longas de avião, pois o ar condicionado resseca as lentes.
Fontes: Tania Schaefer, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia; Cleusa Coral-Ghanem, ex-presidente da Sociedade Bra­­sileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (Soblec); Luciane Bugmann Moreira, oftalmologista professora adjunta da Universidade Federal do Paraná e médica do Hospital de Olhos do Paraná.