Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

20,8% dos casos de câncer entre mulheres este ano serão de mama, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. O oncologista Roger Shiomi, do Instituto de Hematologia e Oncologia Curitiba, diz que de 30% a 35% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados com alimentação e nutrição adequadas, atividade física regular e manutenção do peso ideal. O excesso de peso aumenta o risco de câncer de mama em 9% na pós-menopausa.

Em abril, o Hospital e Maternidade Santa Brígida colocou em funcionamento o "alojamento conjunto", projeto em que mães e bebês saem juntos do centro cirúrgico para o quarto, onde recebem cuidados integrados. O berçário não existe mais. "Os objetivos são fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê, incentivando a amamentação na primeira hora de vida, e treinar as mães para que elas sintam-se mais seguras para realizarem os cuidados com o filho em casa", diz a gerente de enfermagem do hospital e idealizadora do projeto, Vivian Crudo.

Placenta baixa acomete uma a cada 200 gestações

A placenta pode se tornar fator de risco para a gravidez, quando sua movimentação bloqueia o local por onde a criança irá passar no parto. A placenta prévia ou baixa, que se fixa na região do colo uterino, acomete uma em cada 200 gestantes no Brasil. "O diagnóstico ocorre após 26 semanas de gravidez, exigindo repouso absoluto e nada de relações sexuais, o que evita hemorragias", diz Andréa Sincero Sá, ginecologista e obstetra da Clínica Plena, de Toledo.

"O tumor de laringe afeta principalmente os homens, sendo altamente associado ao consumo do tabaco com bebida alcoólica. Quem fuma e bebe tem 43 vezes mais chances de desenvolvê-lo. A perda da voz, sem relação com gripe ou esforço vocal, é motivo de preocupação."

Antonio Lobo, médico otorrinolarin­gologista e presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz.

Remédio de urucum

O tratamento de lesões na cavidade bucal ganhou um novo aliado. Uma pesquisa da PUCPR desenvolveu um fármaco que atua como anti-inflamatório e cicatrizante. A substância ativa é a bixina, molécula isolada das sementes do urucum e o principal componente colorido da planta, que tem propriedade antioxidante e anti-inflamatória. O estudo foi conduzido pela pesquisadora Ana Maria Grégio, em parceria com o professor Obdúlio Gomez Miguel e a doutoranda Camila Costa, ambos da UFPR.

Cinema pensante

A Unidade Intermediária de Crise e Apoio à Vida utiliza filmes para que os pacientes se identifiquem com o personagem e visualizem os sintomas de doenças psíquicas. "Quando o paciente tem consciência de sua doença, tem maior possibilidade de aderir ao tratamento medicamentoso e psicoterápico, melhorando assim sua qualidade de vida", diz a enfermeira psicoeducadora Hellen Weinsen. Confira os filmes utilizados na terapia:

• Mr. Jones, O Lado Bom da Vida: sobre transtorno afetivo bipolar.

• As Horas: sobre transtornos depressivos.

• Máfia no Divã e Um Corpo que Cai: sobre transtornos de ansiedade.

• Melhor é Impossível e O Aviador: sobre transtorno obsessivo compulsivo.

• Farrapo Humano, Diário de Um Adoles­cente, Candy, Walking The Line, Ray, 28 Dias, Quando Um Homem Ama Uma Mulher: sobre transtornos relacionados ao uso de substâncias químicas.

• Mente Brilhante, O Solista, Cisne Negro – sobre esquizofrenia e outros transtornos psicóticos.

Outra fumaça ruim

O uso de incenso deve ter restrições, pois pode causar problemas de saúde. Feito de resinas, pedaços de madeiras e extratos de plantas, ao acendê-lo são liberados compostos orgânicos aromáticos, como o benzeno e o tolueno, bem como compostos orgânicos oxigenados, como o formol e o acetaldeído. "Inalados, eles podem desencadear doenças respiratórias, de forma alérgica, inflamatória e até cancerígena", diz o pneumologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Omar Barghouthi.

Artes Marciais para os pequenos

Capoeira, judô, karatê, taekwondo e outras artes marciais acabam ficando em segundo plano nos planos dos pais, pelo receio de instigar a violência entre as crianças. O professor de artes marciais Rodrigo Demetrius, da academia For Fit Ecoville, de Curitiba, observa justamente o contrário. "No caso do taekwondo, trabalha-se muito a disciplina, a concentração, o respeito ao próximo, a defesa e o auto-conhecimento", diz. A academia fechou parceria com a Leader Team, representante da American Taekwon­do Association, oferecendo a prática a crianças dos 3 aos 12 anos. A academia fica na Rua Angelo Piotto, 230. Informações no (41) 3024-0530.

Congresso de Cardiologia em Curitiba

A Sociedade Paranaense de Cardiologia promove nos dias 23 e 24 de maio, o 41º Congresso Paranaense de Cardiologia, no Expo Unimed, em Curitiba. O congresso terá a presença dos palestrantes John Mahmarian, dos Estados Unidos, e Fernando Mut, do Uruguai, com palestras sobre tratamento de colesterol elevado e sobre a avaliação das reservas cardíacas e seu significado no risco de doença futura. Inscrições pelo www.abev.com.br/paranaense2014.

Curitiba ganha novo SPA urbano

A clínica de estética e bem-estar Vitaclin tem um recém-inaugurado espaço de relaxamento: o Bambu Urban SPA, no bairro Batel, traz os benefícios das técnicas com bambu para os curitibanos. "A proposta do spa é explorar os cinco sentidos durante os procedimentos em um ambiente que reproduz os elementos da natureza, proporcionando o relaxamento e a sensação de bem estar", diz Daniele Florencio, especialista em estética e diretora da clínica. O spa fica na Av. Sete de Setembro, 5.881. Informações no (41) 3026-2626.

Gestação altera a saúde ocular

Durante a gestação, as alterações hormonais podem afetar a saúde dos olhos, que geralmente somem após o parto. Segundo o médico oftalmo­logista do Insti­tuto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu Renato Tolazzi, durante a gestação a visão e a capacidade de foco podem ser alterados. Olhos secos, inflamações oculares e dificuldade para usar as lentes de contato são algumas queixas. "Com a normalização das taxas de hormônio, a visão volta ao normal", diz.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]