Saúde

Mantenha a postura!

Laura Beal Bordin, especial para a Gazeta do Povo
24/11/2013 02:10
Thumbnail
É fatal: horas diante do computador são revertidas quase que automaticamente em dor nas costas. E a culpa recai sempre sobre a má postura. Só que sentar errado pode acarretar não só em simples lombalgias (dor na região lombar) ou cervicalgias (dor na região da coluna cervical), mas até em casos mais graves de escoliose (encurvamento anormal da coluna vertebral) e hérnia de disco (lesão dos discos que compõem a coluna).
Além disso, sentar "caído", quando os quadris escorregam para frente e a lombar não encosta na cadeira, pode levar a problemas no estômago e má digestão. Também são comuns as dores de cabeça causadas pela tensão sobre os músculos superiores das costas e pescoço – isso no caso de quem desloca a cabeça para frente da coluna, cada centímetro que a cabeça é projetada, a carga que os músculos do pescoço recebem aumenta em mais de quatro quilos.
Além da postura errada, outra inimiga da coluna é a gravidade. De acordo com a fisioterapeuta Ana Lúcia Motta, do Centro RPG Curitiba, o fato de estarmos sentados durante muitas horas faz com que a força gravitacional aja com uma intensidade muito maior sobre a nossa coluna. "Quando estamos em pé, o peso da gravidade é distribuído pelo corpo; quando estamos sentados, o peso fica todo sobre a coluna", explica.
Para reduzir esses problemas, é preciso, além de exercícios físicos, pensar no alinhamento do corpo e na integração dos músculos com o todo. Mas, de nada adianta prestar atenção na postura no trabalho e relaxar em casa. "A consciência corporal deve ser exercitada todos os minutos", diz.
No caso da gravidade, a solução é levantar da cadeira de hora em hora. "Nem que seja para se alongar e sentar de novo", explica a fisioterapeuta. Para quem ficar duas horas sem levantar, o recomendado é andar um pouco. O sedentarismo, aliás, também está entre os principais responsáveis pelos problemas na coluna. "A atividade física é indispensável, pois fisiologicamente os nossos músculos precisam estar em movimento para funcionar corretamente", afirma a especialista.