Beleza

Maquiagem vencida ou mal armazenada faz mal à saúde

BRUNA COVACCI, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO
04/08/2014 21:42
Thumbnail

Fique atenta! Quando usada de forma incorreta, a maquiagem pode ser prejudicial à saúde | Divulgação

Loucas por maquiagem, poucas mulheres resistem à cor de um batom diferente, um delineador com aplicador novo ou a máscara que promete cílios longos e volumosos. Assim, em pouco tempo, o arsenal de lápis, rímel, delineador, blush, pó, base e batom fica cada vez maior. E às vezes ele fica lá, guardado e sem nem ser usado.
O problema é que maquiagem tem prazo de validade e precisa ser armazenada da maneira correta, pois, assim como os demais cosméticos, apresenta riscos para a saúde, se for usado de forma inadequada.
Segundo a maquiadora da Escola de Maquiagem Profissional (EMP), Grisiela Ribeiro, o cuidado deve começar antes mesmo da compra do produto. "É importante ver se ele tem o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Muitos cosméticos entram no Brasil de forma irregular e com alterações na sua composição. Isso pode ser perigoso!", conta.
Também tem a questão da validade e a do armazenamento. "Deixar a maquiagem em locais úmidos, como o banheiro, pode contribuir para a proliferação de fungos. Andar com elas soltas dentro da bolsa também pode causar pequenas rupturas, que são portas de entradas para as bactérias – isso significa que mesmo a maquiagem novinha pode causar problemas", conta.
Segundo a especialista, os problemas variam de uma pequena alergia até a perda da visão. O rímel, por exemplo, é o cosmético que se aproxima mais dos olhos, e, por isso, é o campeão das queixas. "A pele tem um sistema de defesa contra bactérias e ácidos, no entanto, os olhos e as mucosas são áreas mais desprotegidas", explica.
Para identificar alguns problemas, a dica é prestar bastante atenção na cor e no cheiro do produto.