relaxamento

Medite em casa

Vivian Faria, especial para a Gazeta do Povo
31/01/2015 02:15
Thumbnail
Alguns minutos diários de meditação bastam para relaxar e melhorar o desempenho físico, mental e emocional. A prática aumenta a agilidade, a capacidade de resolver problemas, e o faz conhecer e controlar sua mente, buscando uma vida mais relaxada. Veja as dicas de Eliane Padovani, vice-presidente da ONG Mãos Sem Fronteiras, e do psicólogo e doutor pela Faculdade de Saúde Pública da USP Rubens de Aguiar Maciel para abrir as portas da sua casa à meditação:
Passo a passo
Arrume sua casa para momentos de relaxamento
1. Concentração requer disposição. Medite pela manhã, quando corpo e mente estão descansados. Se houver disposição, medite antes de dormir, melhorando o sono.
2. Encontre um ambiente confortável . Preste atenção na temperatura do local, nos barulhos externos e em possíveis distrações, pois a atividade deve ser ininterrupta. Esqueça o celular.
3. Sente-se na posição de lótus (pernas cruzadas com os pés em oposição às coxas e a coluna reta), que ajuda a relaxar os músculos dos ombros e do pescoço. Para quem não consegue ficar nessa posição, sente de coluna reta, as pernas descruzadas e as mãos sobre as coxas.
4. Ao pensarmos em "nada" por alguns minutos percebemos que não somos donos de nós mesmos. Eleja uma ‘âncora’, que na meditação budista é a respiração. Contar batimentos cardíacos e imaginar uma tela em branco funcionam.
5. Se sua âncora for a respiração, inspire pelo nariz e expire pela boca, enchendo o pulmão inteiro e prestando atenção no respirar durante todo o período da meditação. Olhe para um ponto fixo e respire profundamente três vezes antes de fechar os olhos para "avisar" ao corpo que a meditação vai começar.
6. Esvazie a sua mente. Ou, pelo menos, concentre-se na sua âncora. Este é um trabalho que dura o restante da vida e você vai alcançando um aprofundamento, um silêncio conquistado pouco a pouco.
7. Para finalizar a meditação, abra os olhos e volte às suas atividades lentamente. Respire profundamente três vezes fixando o olhar em um ponto, assim como no início, para também preparar o corpo para o fim da meditação.