Diabete

Melhor que caminhada, exercícios curtos e de intensidade variada

Amanda Milléo
18/07/2013 03:57
Estudos recentes apontam novos programas de exercícios físicos que melhoram a atividade metabólica dos diabéticos tipo 2. Alterando a intensidade entre moderada e baixa, eles prometem efeitos mais interessantes do que caminhadas no parque.
"O HIIT, treinamentos intervalados de alta intensidade, é o que há de mais novo e comprovado cientificamente. Podem ser feitos tanto na esteira quanto na bi­­ci­­cleta. São executados por até 14 minutos, três vezes na semana, com bons resultados no condicionamento físico", diz Jeferson Vianna, professor doutor em Ciência do Esporte e membro da Academia Brasileira de Treina­dores.
As conclusões positivas para o HIIT surgiram em pesquisa do Departa­­mento de Cinesiologia da Universidade McMaster, no Canadá.
Os resultados indicaram que o HIIT de baixa intensidade pode rapidamente melhorar o controle da glicose e induzir adaptações no músculo esquelético, contribuindo com o aprimoramento da saúde metabólica dos diabéticos tipo 2.
"É algo novo falando em treinamento para diabete, mas a prescrição deve ser ponderada. Já é sabido que o exercício aeróbico, contínuo, faz com que a glicemia baixe. Porém, se o exercício for muito intenso, a glicemia sobe, pois o fígado prevê maior necessidade de glicose, liberando-a", explica o coordenador do departamento de Atividade Física, Claudio Cancellieri.
Ao alternar o exercício de intensidade leve e um pouco mais intenso, o organismo do diabético reduz e aumenta a glicose, permitindo perda de peso e controle da glicemia no sangue.