Modalidade

Meu jeito de transpirar

Vivian Faria, especial para a Gazeta do Povo
31/01/2015 02:14
Thumbnail
Caminhada
Sem custos ou grandes contra-indicações, é recomendada para quem está começando. "Quem inicia não tem musculatura forte ou suporta um ritmo mais pesado", diz Anderson Loch da Silva, da área de corrida da academia Corpus. Caminhar beneficia o sistema cardiorrespiratório, a pressão e o gasto calórico.
Corrida
Tem os benefícios da caminhada, mas exige mais por aumentar a frequência cardíaca e o gasto calórico: comece devagar e tenha um acompanhamento rigoroso, complemente com musculação para o corpo suportar o impacto. Além de um meio para alcançar seus objetivos, é fundamental que a atividade escolhida seja sinônimo de diversão. "Não esqueça do mais importante, que o exercício físico deve ser fonte de prazer", diz Luiz Antonio Bauer, especialista em traumatologia esportiva do Hospital Vita.
Crossfit
Usa exercícios intensos de curta duração visando melhorar capacidades como força, velocidade e agilidade, diz o proprietário da Crossfit Barigui, Mauricio Cervenka. É preciso que a pessoa esteja apta a correr, saltar e abaixar.
Natação
Sem restrição de idade, fortalece o sistema cardiorrespiratório e desenvolve a coordenação motora, resistência e equilíbrio. "Recomendada para quem precisa evitar impacto", diz a coordenadora do setor aquático da academia Gustavo Borges Barigui, Márcia Angioletti.
Pilates
Trabalha o corpo de forma total, com exercícios lentos, em aparelhos ou no solo. Melhora o tônus muscular, a estabilidade da coluna e o desempenho esportivo. A aula é individual e silenciosa, diz o diretor da The Pilates Studio Brasil – Lamenha Lins, Leandro Neves.
Musculação
Composta por séries, intervalos e repetições, usa pesos livres e máquinas. "Treina o coração para esforços mais intensos, ajudando a pressão arterial e a frequência cardíaca a subirem menos", diz a instrutora da Academia FIT Premium Amanda Kurecki. Reduz a massa gorda, aumenta a resistência e corrige a postura.