editorial

Mundo de aparências

Adriano Justino, editor - adrianoj@gazetadopovo.com.br
16/01/2014 02:02
Mesmo quem é ágil na hora de decidir por vezes fica confuso diante de tantas opções de produtos nas prateleiras de supermercados e empórios. Como o começo de ano é o momento de incluir bons hábitos na rotina, aprimorar suas escolhas é um passo e tanto para a melhora da saúde neste ano que começa.
Como o quesito "saúde" costuma ser o balizador de diversas compras, as embalagens têm esbanjado este atributo em suas ilustrações e textos. Porém, muitas vezes ela não passa de pura figuração: a foto da fruta no néctar não garante que naquela caixinha haja metade do volume de suco natural. O mesmo acontece com os iogurtes, que além da quantidade ínfima de frutas, são confundidos com as bebidas lácteas, de embalagem similar, mas sem todas as propriedades do original. Atente-se para não levar gato por lebre.
Não ter adição de açúcar ou ter reduzidos os teores de sódio ou adicionadas vitaminas não garante absolutamente nada, somente de que aquele item pode ser menos pior que o produto de referência. Este alimento "turbinado" ou "mais leve" pode parecer melhor que os outros, mas isso não é o suficiente para se concluir que ele seja realmente saudável. É bom saber que a praticidade sempre tem um custo, na maioria das vezes inversamente proporcional aos benefícios que proporcionam à saúde.
Boa leitura!