notas

Notas de Saúde e Bem Estar

Gazeta do Povo
15/08/2013 03:04
Síndrome de Down
O Instituto da Mulher e Medicina Fetal Concept tem um novo teste para avaliar os riscos das principais trissomias T21, T18 e T13 – Síndrome de Down, de Edward's e de Patau. O exame de DNA fetal é feito por uma amostra do sangue materno, que pode ser coletado a partir da 10ª semana de gestação. "Comparam-se as cópias do DNA desses cromossomos com amostras padrão", diz o médico especialista em medicina fetal e sócio do Instituto, Adriano Chrisostomo.
Esperança que vem do mar
Os organismos marinhos são a grande esperança no desenvolvimento de remédios anticâncer e, por este motivo, estarão no centro dos debates do 1º Simpósio Ibero-Americano de Investigação em Câncer, que acontece entre os dias 24 e 25 de setembro, na Universidade Estadual de Campinas (SP). Profissionais de diversas áreas se reunirão para discutir a extração, isolamento e identificação de produtos de origem natural, responsáveis por 65% dos remédios usados em tratamentos quimioterápicos.
"Uma das áreas de pesquisa que mais cresce é a de organismos marinhos, como corais e esponjas, muitos dos quais sintetizam substâncias tóxicas para se proteger de predadores e que podem servir à formulação de fármacos", diz o organizador do evento, João Ernesto de Carvalho. O cientista norte-americano David Newman, chefe da área de Produtos Naturais do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, estará presente ao evento.
40% dos jovens
fumantes relatam fumar cigarros mentolados nos Estados Unidos, segundo a Food And Drugs Administration, que abriu uma consulta pública para tentar regulamentar a utilização do mentol em produtos do tabaco. O sabor e aroma de menta têm propriedades analgésicas e refrescantes que reduzem a irritação e a aspereza do ato de fumar.
Segundo relatório recente da Organização Mundial da Saúde, seis milhões morrem por ano no mundo devido ao tabagismo. O Brasil é citado no relatório como um dos países que mais adotaram medidas para combater o uso do cigarro, ao lado de Panamá, Irã e Turquia.
Novas medidas para a diabete
Um estudo desenvolvido na Faculdade de Saúde Pública da USP elaborou uma análise comparativa entre as medidas de circunferência da cintura de idosos e a pré-disposição para o desenvolvimento de diabete. Resultado: os pacientes com maior capacidade de desenvolver a doença apresentaram valores de circunferência da cintura maior ou igual a 87 cm para mulheres, e maior ou igual a 99 cm para homens, na faixa etária de 60 a 74 anos. A pesquisa foi feita pela nutricionista Luiza Antoniazzi Gomes de Gouveia, sob orientação da professora doutora Maria de Fátima Nunes Marucci.
Mais fruta nos "sucos"
Até o início de 2016 os néctares de uva e laranja produzidos no Brasil deverão conter 50% de suco. O prazo foi concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, após negociação concluída em audiência pública realizada em julho, em Brasília. Em até 18 meses o teor de suco no néctar dessas frutas deverá ser aumentado de 30% para 40% e, em seguida, mais um ano para alcançar 50%. Nesses prazos deverão ser providenciados rótulos com a quantidade desses ingredientes.
42% dos jovens
homossexuais do sexo masculino nem sempre usam preservativos nas relações sexuais. O dado foi divulgado recentemente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo com base em informações coletadas durante a Parada do Orgulho LGBT (gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e transgêneros) deste ano, na capital paulista. "Conhecer o preservativo não garante o seu uso. Ter parceiro fixo é um fator importante para se deixar de usá-lo", diz Albertina Duarte Takiuti, médica e coordenadora do Programa Estadual de Saúde do Adolescente, em entrevista à Agência Brasil.
Sequenciador avançado
A Fundação Oswaldo Cruz Paraná, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, adquiriu uma unidade do sequenciador Ion Proton, da empresa de biotecnologia Life Technologies. O equipamento será usado pelos Institutos Carlos Chagas e Instituto de Biologia Molecular do Paraná para acelerar o desenvolvimento de pesquisas básicas, protótipos e testes de produtos e no aprimoramento da caracterização do perfil epidemiológico da população brasileira, com ênfase em doenças infecciosas.
Parto nos cinemas
O Renascimento do Parto, de Eduardo Chauvet, estreia amanhã nos cinemas de Curitiba. O longa contou com a pesquisa, roteiro e produção de Érica de Paula, que é formada em psicologia pela Universidade de Brasília e é doula, profissional que acompanha o perinatal dando apoio emocional e físico à mulher em trabalho de parto. O filme retrata a grave realidade obstétrica mundial e sobretudo a brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é recomendado pela ciência.

Enquete

O último feriado do primeiro semestre vem aí. Qual a melhor forma de aproveitá-lo?

Newsletter

Receba um resumo dos nossos conteúdos no seu e-mail!