Notas

Novidades sobre saúde e bem-estar

Thumbnail
Convulsão sob controle
Veja algumas dicas do que não fazer, e do que fazer em episódios de convulsões em escola:
• Não dar álcool ou qualquer outra substância para a criança cheirar;
• Não proteger a parte interna da boca com lenços, pedaços de pano, colher ou qualquer objeto;
• Não amarrar os braços e pernas ou segurá-los na tentativa de prendê-los; • Afastar outras crianças e curiosos, e deixar um espaço mínimo para a circulação de ar;
• Proteger a base da cabeça da criança com as mãos ou algum tecido, roupa ou pano, evitando traumas e colocar a cabeça de lado, para evitar a bronco-aspiração pela salivação excessiva;
• Retirar colares, tiaras, fivelas ou outros adornos que podem ferir a criança durante a crise;
• Marcar quanto tempo durou a crise e os detalhes, que serão de grande valia para o médico da criança;
• Passada a crise, levá-la a um ambiente arejado, calmo e tranquilo e comunicar os pais da criança;
• Retirar as roupas sujas da criança se a mesma tiver evacuado ou urinado e trocá-la;
• Manter a calma e compreender que pode haver confusão mental e agitação pós-crise;
Fontes: enfermeiras Andréa Porto da Cruz e Fernanda Papa de Campos.
As muitas causas das dores lombares
As dores lombares ou nas costas provêm de problemas nas estruturas vertebrais da coluna, como os discos intervertebrais, ligamentos, músculos e sistema nervoso, quando comprimidos. Porém, muitas vezes esse desconforto pode estar associado a outras condições, como explica o ortopedista Wilson Dratcu, da Beneficência Portuguesa de São Paulo. "Cálculos renais, dores relacionadas ao aparelho ginecológico feminino ou urinário e hérnia de disco também podem ser suas causas", diz ele.
Estação da caspa
No frio a incidência da caspa aumenta, segundo a médica dermatologista Juliana Neiva, por mudanças de hábitos: lavar os cabelos com menor frequência faz acumular sebo no couro cabeludo e reduzir a eliminação das células mortas ou resíduos; usar água muito quente resseca, estimula a produção de sebo e a proliferação de fungos, que pioram o quadro. A pouca umidade resseca e descama a pele e deixa os fios molhados por mais tempo, favorecendo o aparecimento de bactérias e fungos.
Minando o cálcio
São muitas as causas da redução da ingestão de cálcio na entrada da vida adulta, segundo Caio de Souza, professor de ortopedia da Faculdade de Medicina da Uninove. Influencia a queda no consumo de leite a partir dos 30 anos, quando a perda óssea começa a ultrapassar a formação óssea e o baixo consumo de iogurte. A troca do leite nas últimas quatro décadas pelas bebidas açucaradas e refrigerantes também influencia, com o agravante de o sódio dos refrigerantes competir com o cálcio pela absorção no intestino. São ricos em cálcio também o tofu e leite de soja fortificados com cálcio e leite de arroz; salmão e sardinha em lata (mas só se você comer os ossos); amêndoas; couve; e brócolis.
Refluxo persistente em bebês
Com a inclusão de alimentos sólidos na dieta da criança, além da postura corporal mais ereta, o refluxo gastroesofágico tende a regredir a partir do sexto mês. Porém, quando considerado patológico, o refluxo pode levar ao não ganho de peso, irritabilidade, choro, dificuldade para dormir, recusa de alimentos e complicações no nariz, ouvido, seios da face e garganta. "Assim, o tratamento com medicamentos pode ser iniciado, bem como o acompanhamento com gastroenterologista", diz Luiz Soares, médico pediatra da Unimed Costa Oeste.
Quelóides
Podem ser minimizadas com corticóides (hormônios) injetáveis, terapia a laser ou remédios, como o interferon-alfa, 5-fluoruracil, bleomicina e Imiquimod. A dermatologista Valéria Campos, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e pós-graduada pela Harvard Medical School recomenda crio cirurgia para cicatrizes pequenas, não uma cirurgia tradicional, por ter alto índice de reaparecimento.
Alimentação sem glúten terá espaço em feira
Para auxiliar quem precisa ou deseja retirar o glúten da alimentação, de 2 a 5 de outubro acontece a 4ª Expo Sem Glúten, durante a feira Vivercom, no Expo Renault Barigui (Parque Barigui), em Curitiba. Organizada pela Associação dos Celíacos do Paraná, estarão aqui expositores de produtos sem glúten e sem lactose, palestras e cursos de culinária sem glúten, além da divulgação de materiais informativos sobre a doença celíaca (intolerância ao glúten). Informações pelo www.vivercom.com.br.
Alimentos especiais em casa
O site e loja virtualwww.semglutensemlactose.com lançou a inBox, primeiro serviço do Brasil de assinatura de produtos sem glúten e sem lactose. "A pessoa paga um valor fixo por mês e recebe uma caixa com produtos selecionados por nós, todos isentos de glúten, da lactose e da proteína do leite de vaca (caseína)", diz a idealizadora do projeto, Débora Pusebon. Os produtos vão de mix de farinhas especiais e cereais à snacks, biscoitos e chocolates. Informações: www.semglutensemlactose.com.
Bomba inteligente
Recém lançada, a bomba de insulina Paradigm VEO monitora continuamente a glicose, 24 horas por dia, com leituras a cada 5 minutos, indicando o nível que está a glicemia, além de suspender automaticamente a infusão para proteção a episódios de hipoglicemia. "O uso desta tecnologia reduz a quantidade de aplicações de insulina de 4 a 6 vezes por dia, pela troca de um cateter que administra a insulina em microdoses, e que deve ser substituído a cada três dias", diz o endocrinologista pediátrico Felipe Lora.
Problema no joelho é confundido com dor de crescimento
As "dores do crescimento", que atingem os jovens, resultam do crescimento não uniforme das estruturas do joelho, que podem provocar tendinite na tíbia. Porém, um estudo dinamarquês da Aarhus University publicado na BMC Pediatrics, em julho deste ano, apontou que as dores nos joelhos podem resultar da síndrome femoropatelar, uma inflamação causada pelo desalinhamento da patela sobre a tróclea, como explica o ortopedista Rene Abdalla, do Instituto do Joelho do HCor. "Ressonância magnética e tomografia computadorizada possibilitam o diagnóstico da síndrome", diz ele.
Limpeza certeira
A autora do livro Dicas legais para odontologia – Mitos e verdades sobre a esterilização das peças de mão, Ana Cristina Siedschlag, alerta para o risco da contaminação cruzada em consultórios odontológicos, que pode ser evitado com a correta esterilização, em autoclave, dos instrumentos e peças de mão utilizados. "A transmissão de gripe, pneumonia, tuberculose, herpes, hepatite e aids pode ser evitada com a limpeza, lubrificação e esterilização em autoclave de todas as peças de mão após cada consulta, inclusive os rotatórios, como turbinas e contra-ângulos", diz ela. O ideal é que o dentista tenha no mínimo três jogos de instrumentos de cada. Enquanto um está em uso, outro é esterilizado e o terceiro já está pronto para o atendimento seguinte.
Dessalgue sua mesa
O sódio, presente no sal de cozinha e alimentos industrializados, é um fator de risco da doença renal crônica, e seu consumo aumenta no frio. "No inverno, ingere-se mais alimentos condimentados e calóricos e 75% do sódio consumido vêm dos processados e industrializados", diz Daniel Rinaldi dos Santos, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia. As dicas são: leia o rótulo para verificar a quantidade de sódio, tire o saleiro da mesa e substitua o sal por condimentos e ervas.
Encontro estrelado no hospital
No dia 30 de agosto, durante as comemorações aos 50 anos do Hospital Pilar, o médico, escritor, professor e pesquisador sênior do Instituto do Coração (InCor) Protásio Lemos da Luz palestrou no 7º Simpósio Dr. João I. Milano de Cardiologia com o tema "Alta tecnologia e medicina". "O lado bom da alta tecnologia é que ela desvenda a intimidade de vários processos patológicos, facilita diagnósticos e intervenções. O lado preocupante é que a tecnologia não deve substituir o exame clínico, o raciocínio clínico e a capacidade de deliberação que só o médico detém", diz ele, assinalando que hoje se vê muita gente enamorada de aparelhos e exames e que essa postura, se levada ao extremo, encarece a prática médica, sem necessariamente aumentar a eficiência. "Nem sempre o mais novo é o melhor", diz o médico.
Substituição total do tornozelo
Dores e redução da mobilidade articular são sintomas comuns entre os pacientes hemofílicos, principalmente nos joelhos, cotovelos e tornozelos. O Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná realizou a primeira cirurgia de artroplastia total do tornozelo de um paciente com hemofilia. A substituição pela prótese permitiu que atividades rotineiras, como subir e descer escadas, fossem possíveis. O procedimento foi divulgado pelo chefe do Ambulatório de Ortopedia/Hemofilia do HC, Luciano da Rocha Loures Pacheco, um dos responsáveis pela cirurgia, no Congresso Mundial de Hemofilia, em maio, na Austrália.
"Uma tristeza que não se desfaz com notícias ou fatos positivos, poderá significar que o paciente apresenta um quadro de depressão. Muitas pessoas a encaram como frescura, manha. Manha não mata, mas depressão pode matar."
Élio Mauer, psiquiatra e diretor técnico da Unidade Intermediária de Crise e Apoio à Vida (UNIICA).
Futuro da saúde
Gestão, perspectivas, questões econômicas, jurídicas e de recursos humanos da área de saúde serão debatidos durante o Encontro Paranaense de Saúde, em Curitiba, nesse mês. O evento reunirá 300 participantes e, entre os palestrantes, estão os dirigentes dos principais hospitais do país, como o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, e o Hospital Moinhos de Ventos, do Rio Grande do Sul. O Encontro é uma parceria da Associação dos Hospitais do Paraná, Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná, Federação Brasileira de Hospitais, Confederação Nacional de Saúde e Conselho de Medicina do Paraná (CRM-PR). Informações pelo www.fehospar.com.br.
Mulheres diabéticas
Pacientes mulheres acima de 40 anos, na menopausa, com diabete tipo 2 estão sendo convidadas pelo Centro de Diabetes Curitiba (CDC) para participar de um estudo sobre a doença. É necessário que as pacientes não usem insulina e que a taxa de Hemoglobina Glicada (HbA1) esteja entre 6,5% e 9,5%. Quem se interessar deve entrar em contato até o fim do mês pelo telefone (41) 3023-1252. O CDC está localizado no Hospital Nossa Senhora das Graças.
"Hoje sabe-se que alergias alimentares não estão ligadas ao consumo de alimentos ainda na infância. Pesquisas atuais trazem, inclusive, evidências que permitem acreditar que a exposição tardia a alguns alimentos é que pode sensibilizar o organismo. O ideal é que até os seis meses a única fonte alimentação seja o aleitamento materno, mas, depois disso, a criança deve receber a alimentação complementar com nutrientes essenciais ao desenvolvimento."
Wellington Borges, especialista em Alergia e Imunologia Pediátrica, sobre novos estudos que permitem o contato com alimentos naturais, como ovos ou crustáceos, desde cedo.
Tecnologia 3D para tratar a mandíbula
Estudos desenvolvidos pela Universidade Positivo em parceria com a Universidade de Michigan têm buscado avaliar o efeito do aparelho ortodôntico, conhecido como Herbst, no tratamento do retrognatismo mandibular – falta de crescimento da arcada inferior, ou a mandíbula. O responsável pelas pesquisas em Curitiba, Alexandre Moro, presidente da Sociedade Brasileira de Ortodontia, foi à Universidade de Michigan em setembro para alinhar os resultados e verificar os programas em 3D usados pela instituição na avaliação das tomografias computadorizadas de feixe cônico dos pacientes.
20 vezes maior
Pelo menos um psiquiatra para cada 30 mil crianças é a recomendação da Organização Mundial da Saúde. A realidade, porém, é que há em média um médico para cada 600 mil. Para promover estudos, pesquisas e treinamentos na área de psiquiatria infantil e da adolescência, o Hospital Pequeno Príncipe firmou parceria com a Universidade Columbia. O acordo selado neste mês vai permitir a troca de experiências em tratamentos de alguns dos principais transtornos que atingem a faixa etária, como ansiedade, humor, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e atualizações sobre o atendimento de emergência em hospitais.
Empresa aposta em espaço para amamentação
A Office Inn, especializada em aluguel de escritórios, conta com o espaço Baby Care, destinado à crianças que estão em fase de amamentação. Os pequenos são assistidos por profissionais capacitados enquanto seus pais trabalham. A ideia é levar segurança e conforto para todos, sejam funcionárias ou empresárias. O local possui fraldário, cadeira para amamentação e toda estrutura para deixar mãe e filho a vontade. A empresa tem duas sedes, uma na Rua Vitório Foggiato, 205, São Lourenço e outra na Rua Senador Xavier da Silva, 197, São Francisco, ambas em Curitiba. Informações pelo (41) 3016-8000