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Nutrição em rede

Da redação
17/07/2014 03:30
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Muitas dicas nutricionais encontradas na internet podem causar prejuízos à saúde, e estão na mira do Conselho Regional de Nutrição do Paraná. No mês passado, o órgão realizou uma audiência pública sobre Ética e uso das mídias, em Curitiba. Saiba como separar o joio do trigo ao navegar pela internet:
Dietas infratoras
São consideradas infrações éticas publicações de nutricionistas que não tenham fundamentação técnico-científica, a exemplo da divulgação de dietas da lua, do sol e do tipo sanguíneo.
Sem sair de casa
Prestar atendimento nutricional online em blogs, sites e aplicativos são exemplos de usos inadequados da rede social e da mídia.
Falsas garantias
É considerado uso inadequado das mídias publicar peças de propaganda e/ou publicidade com designações, símbolos, figuras e imagens que sugiram garantia de resultados e percepções de êxito/sucesso pessoal de paciente atrelado ao uso de serviços de determinado nutricionista. Assim como associar de forma abusiva ou enganosa a realização de consulta ou tratamento à melhora do desempenho físico, intelectual, emocional, sexual ou à beleza de uma pessoa.
Desorientações da moda
A orientação nutricional adequada deve ser individualizada e adaptada às necessidades biológicas, culturais e socioeconômicas de cada indivíduo. O uso ou restrição de alimentos deve se basear em estudos que comprovem a orientação. Divulgar dietas detox, sem glúten, sem lactose, da proteína, gojiberry e gordura de coco são exemplos de uso errado das mídias.
Antes e depois
São consideradas inadequadas publicações de resultados obtidos no atendimento nutricional, como fotos de pacientes antes e após o tratamento e de sua imagem para autopromoção, como o uso de fotos apelativas em perfis profissionais. Atentar contra o decoro profissional ou denegrir a imagem e atribuições do nutricionista fere o código.
Concorrência desleal
Quando o valor dos honorários é usado como forma de propaganda e captação de clientela se configura concorrência desleal, assim como desviar para atendimento próprio ou a outro profissional um indivíduo que já esteja sob assistência de outro nutricionista.
Venda de consulta
Comercializar consultas em sites de compra coletiva pode levar ao atendimento de baixa qualidade. Segundo o Código de Ética da categoria, é vedado ao nutricionista utilizar o valor de seus honorários como forma de propaganda e captação de clientela.