higiene

Onde os germes se escondem

Mariana Scoz
16/05/2013 03:15
Thumbnail
Se você pensa que o banheiro é o lugar com mais germes na sua casa, está na hora de rever seus conceitos. Em 2011, um estudo conduzido pela ONG americana Fundação Nacional Sanitária mostrou que a cozinha é o local mais preocupante, com três dos cinco itens mais infectados. 22 famílias coletaram amostra de 30 itens das suas casas, que foram analisados por microbiologistas para detectar os níveis de coliformes, bolor, mofo e outras bactérias. Veja quais são oscinco locais com o maior número de germes e como mantê-los livres deles:
1º - Esponja e pano de prato
Os itens mais usados para limpar as louças e balcões foi o local mais cheio de germes encontrado na maioria das casas. Se a higienização não for feita corretamente entre os usos, eles podem ser o local perfeito para que os germes se proliferem.
Como limpar?
Coloque as esponjas no micro-ondas por dois minutos (cuide para não pegar fogo), todo dia, e troque-as com frequência: a cada duas semanas. Prefira as toalhas que possam ser limpas no ciclo com água quente da máquina de lavar e utilize alvejante. Troque a cada dois dias.
2º - Pia da cozinha
A sujeira retirada das louças acaba na pia, que tem a segunda maior concentração de micro-organismos no levantamento realizado.
Como limpar?
Limpe os lados e fundo da pia de uma a duas vezes por semana com desinfetante. Os ralos também devem ser limpos. Uma maneira de mantê-los livres das bactérias é despejando uma solução de uma colher de chá de alvejante com um quarto de copo de água.
3º Suporte para escova de dente
Fora da cozinha, o lugar com mais germes no banheiro é o porta-escovas.
Como limpar?
Lave com água quente e sabão, enxague e passe um pano desinfetante de uma a duas vezes por semana.
4º - Pote de comida e água dos animais de estimação
Para quem tem animais em casa, a preocupação deve se estender aos potes de água e comida.
Como limpar?
Os potes devem ser lavados diariamente com água quente e sabão para depois serem enxaguados. Uma vez por semana, deixe de molho no alvejante misturado em água.
5º - Cafeteira
O líquido que fica escondido na cafeteira é perfeito para o aparecimento de germes. Isso acontece porque o local é escuro, o que facilita a proliferação de bactérias e mofo.
Como limpar?
Siga as instruções do fabricante. Uma recomendação é limpar adicionando dois copos de vinagre ao local por 30 minutos, deixando-o passar pela máquina. Em seguida, passe três ciclos de água fresca. A maioria dos fabricantes recomenda limpá-la uma vez por mês.