alimentação

Os lanches mais saudáveis para o fim da tarde

Amanda Milléo
28/08/2014 03:14
Thumbnail
Práticos e rápidos, mas nem sempre as opções mais saudáveis, pães de queijo, empadão de frango e minissanduíches de queijo e presunto dominam o lanche da tarde de muitas famílias. Simples alterações na receita e um olhar mais atento ao comprar os produtos industrializados mudam a dieta para melhor.
A quantidade de sódio no pão de queijo pode até ser menor, mas os sanduíches de muçarela feitos em casa oferecem um valor energético reduzido, que indica menor ingestão de calorias e uma opção muito mais saudável que o empadão, que tem mais de 500kcal por fatia de 100g.
O lanche fica ainda mais saudável quando é acompanhado de frutas e verduras – seja em um suco de fruta feito na hora ou um bolo de cenoura. "A presença de fibras alimentares e menor quantidade de gorduras totais e saturadas colocam os sanduiches mais um passo à frente dos pães de queijo, mesmo os caseiros", diz Lizandra Stelle de Oliveira, nutricionista e supervisora de nutrição do Hospital Marcelino Champagnat.
RECEITA
Confira a receita do pão de queijo light sugerida pela nutricionista e supervisora de nutrição do Hospital Marcelino Champagnat, Lizandra Stelle de Oliveira:
Ingredientes
1 xíc. chá de polvilho azedo1 xíc. chá de ricota amassada1 e ½ xíc. chá de queijo parmesão light2 ovos1 col. café de sal1 col. sopa de margarina light
Modo de fazer
1. Coloque os ingredientes em uma tigela, deixando de fora a margarina, e amasse até obter uma massa homogênea.
2. Use a margarina para untar a assadeira. Modele os pães de queijo e leve-os ao forno pré-aquecido (180ºC) por 30 minutos ou até que fiquem dourados.