exercícios

Pontos a favor e contra o alongamento

Amanda Milléo
18/09/2014 03:10
Thumbnail
Amplitude de movimento
O praticante de um esporte que exige amplitude de movi­­mentos, como balé, pode se beneficiar do alongamento, visto que irá promover um ganho na mobilidade de musculaturas importantes para o movimento.
Contra o encurtamento
Para aqueles que têm algum tipo de encurtamento muscular, os alongamentos podem ser de grande auxílio, pois podem fazer com que a musculatura volte ao normal.
Microlesões prejudicam
Quando o alongamento ocorre antes do exercício físico, a musculatura estica tanto que causa microlesões. Mesmo que poucas, elas se refletem na performance, pois "machucam" a musculatura sem necessidade.
Pós-treino arriscado
No pós-treino, os danos ocorrem do mesmo modo que antes da atividade: como os músculos estão machucados devido aos exercícios, a chance de causar uma lesão ou de deixar a região mais dolorida é maior quando o alongamento é feito após o treino.
Solução à vista
Evite alongamentos pré e pós-treino, se não houver indicação de um profissional de educação física. Inicie os exercícios de forma leve e, em seguida, aumente o ritmo para, no final, reduzir novamente. Em uma corrida, comece e termine caminhando.
Fontes: Varley Teoldo da Costa, coordenador do laboratório de psicologia do esporte e professor de Ciência do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Rodrigo Telles, personal trainer especialista em Fisiologia do Exercício.