diagnóstico

Pouco oxigênio nas veias

Diego Henrique da Silva, especial para a Gazeta do Povo
18/07/2013 03:14
Thumbnail
O oxigênio chega aos tecidos de todo o organismo pela corrente sanguínea. Mas esse transporte pode ser prejudicado por algum dos três tipos de anemia: as carenciais (que acontecem por falta de alguma vitamina, por exemplo), as originadas por problemas na medula óssea e as de ordem genética.
Na maioria das vezes, as carenciais ocorrem por falta de ferro no organismo, sangramentos não visíveis ou por menstruação abundante, como explica Wesley Santana, hematologista do Instituto de Hematologia e Oncologia de Curitiba, ao referir-se à anemia ferropriva. Nesses casos, o sangue "perdido" leva embora muito ferro, substância que ajuda a produzir hemoglobina, uma proteína que transporta o oxigênio em seu interior.
"Pessoas com doença celíaca, aquelas que não podem consumir nada que contenha glúten [pães, aveia e maionese], também têm problemas para absorver diversos nutrientes", explica. Assim essas pessoas podem adquirir a doença pela falta de ferro ou a anemia megaloblástica, que acontece pela carência da vitamina B12 e ácido fólico.
Essas manifestações também podem ocorrer em vegetarianos e veganos (que não ingerem nada que seja de origem animal, inclusive leite e ovos). "Ao deixarem de comer carne vermelha, uma fonte de ferro importante acaba sumindo do cardápio para a vida toda. E nem sempre o consumo de outros alimentos com ferro supre essas necessidades", diz Santana.
Redução de estômago
Um fato relativamente novo, observado nos últimos anos nos consultórios, é que muita gente que fez cirurgia de redução de estômago tem aparecido com anemia. Isso acontece, segundo Vanda Ogasawara, hematologista e professora de medicina na Universidade Positivo, provavelmente pela interferência na anatomia do estômago, alterando o pH gástrico (níveis de acidez que ajudam a dissolver os alimentos), o que ocasiona má absorção dos nutrientes.
Segundo Daniela Setúbal, hematologista do Hospital de Clínicas e do Hospital Nossa Senhora das Graças, há casos de pacientes com distúrbios na absorção de nutrientes que passam a necessitar de injeção intramuscular de vitamina B12. "O ideal é que estas pessoas sejam acompanhadas por médicos constantemente após a cirurgia", diz Daniela.
Câncer como causa
O câncer no estômago também pode causar dificuldade de absorção da vitamina B12, ácido fólico e ferro, o que causa as anemias ferropriva ou a perniciosa (megaloblástica).