Notas

Qual é a hora certa de colocar aparelho ortodôntico?

Thumbnail
Entre 6 e 7 anos é o período mais indicado para colocar aparelho ortodôntico, segundo a ortodontista da Ortodontic Center, Natalia Valarini. Esse é o período em que há o irrompimento do primeiro molar permanente, dentes ao fundo que não são substituídos, e a troca dos incisivos, os da frente. Quando as crianças estão na fase de dentição mista, com dentes de leite e permanentes, o uso do aparelho se divide em duas etapas. A primeira é para obter mais espaço para a erupção dos demais permanentes, correção de mordidas cruzadas, abertas e profundas. Na segunda etapa, com todos os permanentes, é usado um aparelho fixo para correção da posição dos dentes.
Frutas para toda hora
Antes de colocar no carrinho, a médica nutróloga, diretora da clínica Nutrocare e coordenadora clínica da terapia nutricional do Hospital do Idoso Zilda Arns, Debora Froehner dá sugestões de consumo de frutas.
Mais açúcar: em geral, as frutas amarelas têm mais açúcar e devem ser consumidas em menor quantidade e pela manhã. Exemplos: abacaxi, laranja.
Menos açúcar: as frutas vermelhas possuem menos açúcar e podem ser consumidas ao final do dia também. Exemplos: morango, ameixa. Eliminam toxinas, são antioxidantes e ricas em fibras: para além das cores, as frutas têm benefícios em comum, como fortalecer a defesa do organismo, ajudar a eliminar toxinas, ser fonte de fibras e antioxidantes, contribuindo com a divisão correta das células.
Hidratação: a melancia é muito refrescante e tem propriedades de hidratação, baixa caloria, vitamina C, ácido fólico e cálcio. Já o abacaxi é composto por 86% de água, que ajuda na hidratação do organismo, essencial para esta época do ano.
"Vacina para alergias" não serve para todos os casos
De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, José Carlos Perini, pacientes com testes alérgicos positivos para renite alérgica, asma brônquica, alergia a picadas de inseto como mosquitos e abelhas, têm benefícios visíveis com o uso da imunoterapia. "É preciso, porém, considerar a qualidade dos antígenos usados para fazer as vacinas, as concentrações, intervalo de dose e tempo de tratamento", alerta Perini sobre as reações adversas da vacina.
Todo cuidado é pouco
Dos 7 meses até os 5 anos, todo cuidado é pouco na hora de deixar a criança brincando sozinha. Peças pequenas de brinquedos são os alvos principais das crianças na fase oral. "Se o objeto foi aspirado, pode ocorrer sufocação, infecções de vias respiratórias e broncoespasmos", alerta a pediatra do Hospital Nossa Senhora das Graças, Clarice Arns da Cunha Warnecke.