Carnaval

Recarregue a bateria

Amanda Milléo
02/03/2014 03:07
Thumbnail
Antes
Fortaleça: para começar uma atividade intensa, como o carnaval, é preciso reforçar a imunidade. Frutas, verduras, legumes, castanhas, nozes e sementes são itens fundamentais, especialmente para aquelas pessoas que desejam passar os dias de folia pulando sem parar.
Fique em pé: antes de cair na folia, faça um lanche rápido. Durante a tarde, coma uma proteína, que vai auxiliar na imunidade e na manutenção da massa muscular. Feijão, carne, ovo, leite e queijo não podem faltar. Mais próximo de sair de casa, priorize os carboidratos, a energia para as horas seguintes. Prefira pães, bolachas e macarrão integral – e também verduras e frutas.
Durante
Mais água: quando a intensidade dos exercícios físicos aumenta, a hidratação deve acompanhar. Durante a festa, a demanda do organismo chega a 2,5 ou 3 litros. Vale quase tudo: água, água de coco, sucos e chás. Só não conta refrigerante e nem bebida alcóolica.
Menos álcool: o ideal é trocar a bebida alcoólica por um coquetel à base de frutas. Você continuará com o copo na mão, mas com menos calorias e uma opção muito mais nutritiva. Incrementar a opção com água com gás dará a sensação de uma bebida diferente e com o benefício do teor alcóolico nulo.
Leve uma barrinha: pular por quatro, cinco horas só ingerindo água, refrigerante ou álcool não mantém o corpo em pé por muito tempo. Leve no bolso alimentos rápidos e fáceis de carregar, como castanha, nozes, uva passa e ameixa. Uma barrinha de cereal integral também é uma boa sugestão.
Depois
Repor e desintoxicar: ao voltar da festa, seu corpo precisará repor diversos nutrientes. Não vá direto para a cama! Tome um suco reforçado ou um shake de melancia com melão e coma pães, biscoitos ou macarrão integral para complementar os carboidratos. No almoço seguinte, desintoxique-se: combine sucos com frutas e raízes, legumes, folhas ou sementes. Bata a folha de couve crua com gengibre, abacaxi e água de coco e tome no almoço do dia seguinte. A cenoura com linhaça, chia e o broto de alface é excelente opção de salada.
Sem exagero no detox: os sucos de limpeza expulsam as toxinas, mas também elementos positivos do organismo. Coloque um prazo na "faxina". Três dias é tempo suficiente para liberar as impurezas e impedir que alguma vitamina ou mineral deixe de ser absorvido. Após o período, volte às folhas verdes escuras cruas, legumes, cenoura e beterraba, além de quinoa, linhaça e broto de feijão.
Fontes: Andrea Tarzia, coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Tuiuti do Paraná; Daniela Fagioli, consultora da Associação Brasileira de Nutrição e professora do curso de Nutrição da Universidade Paulista.