Saúde

Remédios chineses podem conter altos níveis de toxinas

AFP-Relaxnews
21/08/2013 20:57
Nesta terça-feira (20), a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde alertou as pessoas para que não usem medicamentos chineses não licenciados, incluindo um produto chamado Bak Foong Pills. A maioria deles é usada no tratamento de dores do período menstrual.
O medicamento foi retirado do mercado de Hong Kong depois de descobrirem que nele havia até duas vezes o nível de chumbo permitido pelo governo chinês.
Outro medicamento, chamado Hairegenerator, utilizado para o tratamento de perda de cabelo, também sofreu um recall em Hong Kong, depois que resultados de testes mostraram que ele continha 11 vezes o nível permitido de mercúrio.
A Agência Nacional de Alimentação Sueca, por sua vez, encontrou níveis extremamente elevados de arsênico em diversos produtos, incluindo os Niu-Huang Chieh-tu-pein, Divya kaishore Guggul e Chandraprabha Vati. Eles são usados para o tratamento de papeira, dor de garganta, amigdalite, dor de dente, infecções da pele, anorexia e febre em crianças pequenas.
"A adulteração de medicamentos tradicionais chineses com metais pesados é um problema internacional significativo e pode representar um sério risco para a saúde pública", disse Richard Woodfield, chefe de Política Herbal da MHRA.
Consumidores do Reino Unido podem seguir o conselho de Woodfield: "Para te ajudar a escolher um medicamento herbal que é adequado para você, procure um produto que tenha um registro de ervas tradicional (THR) ou número de licença na embalagem. Estes produtos cumpriram a qualidade aceitável e normas de segurança."