notas

Rótulos enganadores

Gazeta do Povo
18/07/2013 03:07
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Apenas acreditar que o alimento é orgânico melhora a percepção do gosto, da influência calórica e aumenta em até 25% o valor que as pessoas estariam dispostas a pagar por ele. As constatações são de uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, publicada no jornal Food Quality and Preference. No estudo, 115 participantes avaliaram o sabor de três pares de alimentos – cookies, batatas fritas e iogurte.
Apesar de serem iguais e ambos orgânicos, um dos produtos recebeu a etiqueta de orgânico e o outro normal. Após provarem as duas opções, os participantes julgaram que os alimentos com o selo orgânico tinham menos calorias e pagariam um preço maior por eles. A maioria também achou que eles continham menos gordura e mais fibras, a partir do sabor.
"Entender como as pessoas utilizam as informações nutricionais dos rótulos dos produtos tem implicações importantes tanto para o desenvolvimento de políticas públicas na área da alimentação quanto para fabricantes de alimentos processados, que podem usar os resultados como ferramenta de marketing de seus produtos", aponta o estudo.