Polêmica

Rússia quer proibir bebidas energéticas que possuem álcool e cafeína

EFE
11/03/2013 19:19
Thumbnail
Um grupo de deputados do partido governista Rússia Unida e do opositor Rússia Justa apresentaram nesta segunda-feira na Duma (câmara dos deputados) um projeto de lei para proibir a produção e venda de bebidas energéticas de baixo teor alcoólico e cafeína.
"Consideramos necessário proibir a produção e venda de bebidas energéticas em cuja composição haja álcool (entre 1,2% e 12%) e cafeína, ao levar em conta o dano que ocasionam à saúde dos jovens, que são seus principais consumidores", explica o projeto de lei.
Os autores da iniciativa observam que o consumo de mais de uma lata dessas bebidas energéticas, que costuma conter a dose diária máxima de cafeína recomendada, pode ocasionar problemas de saúde entre "adolescentes, grávidas e pessoas com problemas cardíacos, nervosos ou hepáticos".
Diversas análises do mercado de bebidas energéticas de baixo teor alcoólico indicam que estes produtos são dirigidos à população jovem e inclusive adolescente, segundo o projeto de lei, informam as agências locais.
"Apesar da venda de bebidas alcoólicas a menores de idade ser proibida, as bebidas energéticas de baixo teor alcoólico são dirigidas principalmente para este público. Isto foi concluído ao analisar a cor das embalagens, as promoções e o conteúdo das campanhas publicitárias", acrescenta.
O deputado da social-democrata Rússia Justa Nikolái Lévichev explicou que os sabores da fruta e a gaseificação destas bebidas "formam um estereótipo errôneo ao adolescente, segundo o qual as bebidas energéticas de baixo teor alcoólico quase não se diferenciam do resto das bebidas energéticas gaseificadas".
"Os coquetéis de baixo teor alcoólico são o primeiro passo para o alcoolismo entre os adolescentes", ressaltou o parlamentar.