dicas

Seis passos para fugir das infecções

Gazeta do Povo
17/04/2014 03:09
1. Fale abertamente. Converse com seu médico sobre todas as dúvidas e preocupações que você tiver. Questione-o sobre o que ele tem feito para te manter protegido. Se usar um cateter, converse com ele sempre que sentir necessidade. Infecções no ambiente cirúrgico são comuns e você deve saber como o médico se prepara para reduzir os riscos.
2. Mantenha suas mãos limpas. Certifique-se que todos lavem as mãos antes de tocar em você.
3. Fique atento aos antibióticos. Pergunte ao médico se serão feitos testes para que o melhor antibiótico para seu caso seja prescrito.
4. Conheça os sinais e sintomas de infecções. Algumas infecções na pele, como a MRSA – Staphylococcus aureus resistente à oxacilina, principal responsável por infecções em ambientes hospitalares, surgem como vermelhidão, dores e drenagem no local do cateter ou da cirurgia. Normalmente os sintomas são acompanhados de febre. Avise seu médico caso eles apareçam.
5. Atenção à diarreia mortal. Avise seu médico caso apresente três ou mais episódios de diarreia em menos de 24h, especialmente se estiver tomando algum antibiótico.
6. Proteja-se. Evite complicações e vacine-se contra gripe e outras infecções.