Compare

Sucos sob suspeita

Angieli Maros, especial para a Gazeta do Povo
18/10/2012 03:22
Thumbnail
No lugar de água, hidratação à base de um saboroso copo de suco. A troca pode parecer irresistível, mas é bom saber tudo o que vai no composto colorido e gelado antes de beber. É que nem todas as variedades de suco disponíveis no mercado são 100% saudáveis. "Em termos de líquido, todo suco é bom, mas a grande preocupação que se deve ter na hora de consumir é a quantidade de açúcar, que geralmente é alta", alerta a nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) Marcella Garcez Duarte.
Um estudo publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2010 mostrou que bebidas com concentração de polpa da fruta menores, como néctares e refrescos, contêm, no mínimo, 22g de açúcar a cada 200 ml da bebida, o que equivale a quase duas colheres de sopa. Dentre eles, o suco de uva se revelou o mais doce, com uma média de 28g para a mesma medida. Com o verão se aproximando, vale a pena ficar de olho nos benefícios ou prejuízos que os sucos podem proporcionar.
Serviço
• Marcella Garcez Duarte, Associação Brasileira de Nutrologia, (17) 3523-9732.
• Viviane Valle de Souza, Universidade Positivo, (41) 3317-3000.
• Isaac Rybak, Associação Brasileira de Engenheiros de Alimentos, (11) 2171-1500.
Fonte: Marcella Garcez Duarte, nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran); Viviane Valle de Souza, professora do curso de Nutrição da Universidade Positivo; e Isaac Rybak, da Associação Brasileira de Engenheiros de Alimentos (ABEA).
Compare