notas

Treino para o centro do corpo

Thumbnail
A Companhia Athletica traz para Curitiba o CXWorx, modalidade que treina o core, região que engloba 29 pares de músculos do centro de gravidade, entre eles os responsáveis pela estabilidade da coluna lombar e à flexibilidade. Com duração de meia hora, os movimentos têm alta intensidade, promovendo alto gasto calórico e auxiliando no controle do peso corporal. E ainda previne dores e problemas na coluna.
Clínica atende dores crônicas
Pacientes que sofrem de dores crônicas, síndromes dolorosas agudas e oncológicas podem ser atendidos na Clínica de Dor do Hospital Nossa Senhora das Graças por uma equipe interdisciplinar que envolve ortopedia, neurocirurgia, reumatologia, geriatria, gi­­ne­­cologia e urologia. "Tratamos a dor quando ela ocorre há mais de três meses, desde a investigação das suas causas", diz a anestesiologista Cristina Clebis Martins.
PSA aumenta com a idade
O índice do antígeno prostático específico (PSA), que pode ajudar a diagnosticar doença prévia na próstata, aumenta conforme a idade, segundo pesquisa do Laboratório Frischmann Aisengart sobre 66.056 exames realizados no laboratório de janeiro a dezembro de 2010. Para as pessoas com até 49 anos, 0,8% dos exames com PSA foram considerados acima do normal. O índice sobe para 2,6% entre 50 e 59 anos; 5,1% entre 60 e 69 anos e 7,2% a partir dos 70 anos. Porém, nem todos os que apresentaram porcentagem alta têm câncer de próstata.