Nutrição

Turbine sua marmita do almoço

Eloá Cruz, especial para a Gazeta do Povo
30/10/2014 22:28
Thumbnail

Veja sete dicas de como preparar uma marmita saudável | Divulgação

Quando o assunto é alimentação, quem cultiva maus hábitos sempre acaba colocando a culpa na falta de tempo. Mas com organização e boas escolhas, é possível almoçar bem todos os dias da semana de maneira saudável e apetitosa.
Conversamos com a chef de cuisine do Centro Europeu, Iracema Bertoco, e com Grace de Castro Ville, especialista em nutrição, para sugerir dicas de como montar a marmita do almoço em casa. Acompanhe:
1. Antes de levar o almoço para o trabalho, programe qual será o cardápio. A dica da chef Iracema é higienizar e cozinhar previamente os alimentos que serão utilizados no almoço. Lavar as verduras, cozinhar ao vapor os legumes, preparar o feijão e o arroz previamente e refrigerar tudo em potes muito bem vedados.
2. Separe ao menos três vasilhames para levar a salada, o arroz e proteínas sem molho e o feijão. No caso do macarrão, é válido cozinhar a massa e guardar regada com um fio de azeite, separada do molho. Lembre-se: preparações como carne ao molho e outros alimentos com muito caldo devem estar num pote separado.
3. Antes de colocar o alimento no pote, certifique-se de que ele esteja limpo e higienizado. E lembre-se de que o pote de plástico tem prazo de validade. De acordo a especialista Grace, eles devem ser descartados quando estiverem com uma camada de gordura de difícil limpeza.
4. Ao levar sua marmita para o trabalho, Grace recomenda que seja transportada sempre dentro de uma sacola térmica. E ao chegar ao destino, leve diretamente a geladeira. A alteração de temperatura facilita a proliferação de microrganismos.
5. Quando for esquentar a comida no micro-ondas, coma imediatamente após o aquecimento. A alteração de temperatura, segundo a especialista, pode aumentar as chances de o alimento ficar contaminado e causar doenças.
6. Aqueça o alimento em um prato, nunca direto do pote. Além de o plástico soltar toxinas ao aquecer, preparar a comida no prato deixa a comida mais apresentável. Para não mudar a textura do alimento, o ideal é não aquecer mais de 50 segundos.
7. Prefira fazer o molho para a salada. Produtos industrializados, além de conter muito sódio, são cheios de aditivos e não são saudáveis. Para um molho de salada simples, use azeite de oliva, aceto ou vinagre, e um pouco de sal. O limão pode oxidar e estragar com o tempo.