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10 dicas para começar a semana mais saudável

No Dia Internacional da Dieta – também conhecido como segunda-feira – listamos dez dicas para melhorar a saúde e dar adeus a uns quilos

Foto: Bigstock

A nutricionista Marina Munhoz, especializada em Nutrição Clínica, deu dez dicas para quem ainda não começou a fazer dieta, mas quer apostar num estilo de vida mais equilibrado e dar uma guinada na qualidade de vida. Além de perder uns quilinhos e se sentir mais disposto. Confira:

1- Coma porções menores e diversas vezes ao dia, no mínimo seis. Isso evita que você sinta muita fome e acabe ingerindo mais do que precisa. Mas também não vale comer besteiras por ansiedade, para controlá-la veja a próxima.

2- Aquela história de que é preciso fazer exercício, infelizmente – para alguns –, é verdade. Mariana indica que é possível começar com caminhadas de 20 a 30 minutos, quatro vezes por semana. Assim que passar a sensação de obrigação, você vai começar a sentir os benefícios do exercício. Ela também aconselha a caprichar nos alongamentos. A atividade física melhora o metabolismo, promove o ganho de massa muscular e controla a ansiedade.

3- Aumente a ingestão de água. Essa é uma das dicas mais fáceis de fazer e auxilia o organismo a não reter líquido. É preciso beber dois litros de água por dia para se manter hidratado e se sentir mais saciado. Carregue sempre consigo uma garrafinha, assim fica mais fácil de não esquecer de beber o líquido.

4- Os chás também são aliados na perda de peso e no ganho de uma vida mais saudável. Comece introduzindo nos horários que estiver em casa. Principalmente os chás de capim limão e hibisco, que são diuréticos. A bebida auxilia na sensação de saciedade.

5- Introduza fibras no seu cardápio. As frutas, legumes, saladas e verduras também fazem com que você sinta menos fome, além de fazerem muito bem à saúde. Em vez daquele chocolate, que tal uma maçã?

6- As castanhas e amêndoas são uma ótima opção de lanche, porque é possível levá-los na bolsa sem muito preparo. Inclua algumas unidades diariamente, mas não exagere pois também são calóricos.

7- Em vez de um bife, por que não uma carne assada? Ou, no lugar da batata frita, batata cozida. Só de reduzir a grande quantidade de óleo que é utilizada na fritura já faz bem ao organismo. Ainda mais se você costuma comer fora de casa e não sabe quanta gordura é colocada nos alimentos. Evite frituras sempre que puder.

8- Os alimentos integrais são uma bela opção também para quem quer perder peso. Além de não engordarem tanto, te deixam saciado por mais tempo. Arroz e macarrão integrais não são difíceis de achar e, se bem temperados, ficam muito saborosos.

9- Procure reduzir progressivamente a quantidade de carboidratos que come. Eles são importantes para o funcionamento do organismo, mas, normalmente, ingerimos uma quantia superior a necessária.

10- Não desista, seu paladar e seu corpo vão se adaptando na medida em que você se dedica a uma rotina mais saudável. Não tenha pressa, o importante é continuar se alimentando melhor e não deixar a dieta de lado na primeira recaída.

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