Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Spinning ou videogame? Academia de bike não é só para ciclistas

Amanda Milléo
14/02/2017 20:00
Thumbnail

(Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo) | Gazeta do Povo

Duas pedaladas e eu estava em uma estrada no interior da Noruega, desviando de carros velozes pela pista da direita e tentando acompanhar meus colegas ciclistas. O número da minha bicicleta nesta competição era o 3 e eu usava uma camiseta amarela com bolinhas verdes – mais brasileira, impossível. Meus colegas, muito mais condicionados fisicamente do que eu, seguiam na seção da frente do pelotão, composto por seis ou sete pessoas. Lá na dianteira do grupo estava o professor que, enquanto pedalava, gritava os comandos das nossas marchas e frequências cardíacas, para que acompanhássemos o percurso todos juntos.
Embora meu sedentarismo falasse mais alto, e eu não conseguisse manter o mesmo ritmo que os companheiros durante todos os 50 minutos da prova, a sensação que tinha ao ver meu avatar pela tela da televisão era de que eu continuava na mesma linha que os outros participantes. Isso acontece porque o sistema desse “jogo” de ciclismo não permite que os competidores fiquem muito atrás – mesmo se estiverem bem atrasados, conforme explica Maurício Letzow, sócio proprietário e diretor técnico do BeCycle, nova academia boutique ou studio que inaugurou no fim de janeiro em Curitiba, voltada ao ciclismo.
Ao contrário das tradicionais aulas de spinning, as aulas na BeCycle não têm professores gritando o tempo todo, nem luzes piscando incessantemente e elas prezam pela ‘gamefication’ do negócio. “São aulas diferentes porque é como um simulador. Você pedala e visualiza a sua bicicleta e seu avatar na tela. Parece um game que simula exatamente o que cada participante faz. Se pedalar mais rápido, o avatar ultrapassa os demais e fica na frente. Se parar, fica para trás. Os dados são reais e aparecem instantaneamente, além da frequência cardíaca, das rotações por minuto e da potência que você utiliza”, explica Letzow.
(Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo)
(Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo)
Não precisa ser ciclista para participar (nem ter o condicionamento físico deles), mas é importante saber como os videogames funcionam para participar das aulas dessa academia. Embora algumas pessoas possam se sentir inibidas quando desafiadas, a competição pelo primeiro lugar da prova de ciclismo pode ser vista como uma brincadeira saudável. A chance de ficar na frente de todos faz com que você pedale com mais força, acompanhado do incentivo dos colegas e do professor. Da mesma forma, ao saber que as informações daquela aula estarão na caixa de entrada do e-mail (quantidade de calorias gasta, energia produzida, quilômetros percorridos, rotações por minuto, entre outros), prontas para o compartilhamento nas redes sociais, faz com que a vontade de se destacar aumente.
A nova academia também tem um conceito diferente das tradicionais. Não há inscrição, nem matrícula. Cada aula pode ser paga de forma avulsa (R$ 40) ou em pacotes de cinco, 10 e 20 aulas. Esta última tem um custo de R$ 500. “Quanto maior o pacote de aulas, menor o valor da hora-aula e maior o tempo para expirar. No pacote com 20 aulas o aluno tem até 90 dias para usar”, explica Letzow.
Da mesma forma, ninguém precisa marcar as aulas ou mesmo ir com frequência. Basta agendar a bicicleta que será usada diretamente no site da academia e participar. “Buscamos o conceito de studio não só na sala de aula, mas em toda a academia. Aqui tem shampoo, toalha para quem quer vir ao meio dia, fazer uma aula e voltar ao trabalho. A ideia surgiu da própria correria do dia-a-dia. São Paulo foi pioneira no Brasil, mas usamos academias de Londres, na Inglaterra, e em Nova York, nos Estados Unidos, como inspiração”, explica Adriano Merigli, sócio proprietário da BeCycle.
Até o momento a academia disponibiliza sete professores que, com o tempo, terão aulas específicas para o gosto do aluno: mais de condicionamento, mais fit, aulas mais tranquilas e calmas, e outras voltadas à performance e competição, ou race. Só há apenas uma sala com 24 bicicletas – cada encontro, portanto, recebe apenas 24 alunos. De segunda a sexta-feira, há aulas disponíveis às 6h30, 7h30, 12h15, 17h30, 18h30 e 19h30. Aos sábados são oferecidas duas aulas, de uma hora cada, em horários variados e aos domingos apenas para grupos fechados.
(Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo)
(Foto: Marcelo Andrade / Gazeta do Povo)
Serviço

BeCycle

Endereço: Rua Gen. Mário Tourinho, 2350 – Loja 4. Seminário.