Saúde e Bem-Estar

Da redação

Ácidos para a pele podem ser usados no verão. Veja quais!

Da redação
18/01/2017 17:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Tratar a pele com ácidos que tiram manchas, cuidam da acne e rejuvenescem o rosto não precisa acontecer única e exclusivamente no inverno. Existem formulações próprias para serem usadas no verão, associadas ao uso do protetor solar, que complementam o tratamento. Os resultados, porém, podem não trazer o mesmo efeito dos ácidos usados no inverno.
Leia mais
“As fórmulas tradicionais, que vão do ácido hidroquinona ao retinoico, são mais efetivas que as usadas no verão. Estas são mais lentas e o resultado não é aquele que ‘encanta’ o paciente. Mas podem ser usadas para não perder o que foi feito durante o inverno”, explica Lígia Martin, médica dermatologista, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, regional Paraná e professora da Universidade Estadual de Londrina.
Os ácidos mais comumente usados no verão não irritam tanto a pele e são conhecidos por ‘eficazes’. Dentro desta lista, encontram-se os ácidos ferúlico, kójico, azelaico, maslínico, ascórbico e o hialurônico.
Confira a ação de cada um deles, de acordo com informações  de Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, Jardis Volpe, médico dermatologista e diretor clínico da clínica Volpe, em São Paulo, e Silvana Masiero, farmacêutica gerente de Desenvolvimento da Under Skin.
Ácido Ferúlico: é encontrado em folhas e sementes de diversas plantas, como no farelo de milho e no arroz. Como esse ácido fornece hidrogênio para neutralizar os radicais livres, é um potente antioxidante. Pode ser usado com a vitamina C, o ácido ascórbico, no tratamento de envelhecimento da pele e contra manchas. Ele também suaviza rugas e linhas de expressão, e pode aumentar a elasticidade da pele.
Ácido Kójico: Clareador importante, derivado de várias espécies fúngicas, pode ser usado tanto no verão quanto durante a gestação. Diminui a formação da melanina e promove o clareamento da pele, inclusive contra o melasma, formado na gravidez. A aplicação deve ser contínua por até seis meses.
Ácido Azelaico: Além da função clareadora, o ácido tem uma importante função seborreguladora. Usado no tratamento da acne e também da rosácea. Também pode ser usado no controle do melasma durante a gestação, e ajuda a diminuir cravos, limpando poros, com ação antibactericida, antimicrobiana, anti-inflamatória e secativa.
Ácido Maslínico: Derivado da moagem de azeitonas, o ácido é um importante antioxidante e tem ação anti-inflamatória surpreendente. Reduz a vermelhidão de peles irritadas, mesmo depois da exposição solar e de outros agressores ambientais. O ácido também hidrata e deixa a pele mais macia e radiante.
Ácido Ascórbico: Também conhecido por vitamina C, o ácido tem ação antioxidante, e a aplicação tópica alcança níveis que não são alcançados apenas pela fruta ou pela suplementação oral da vitamina. É responsável por diminuir a ação dos radicais livres, estimular a formação de um novo colágeno e ajuda a uniformizar o tom de pele, além de ajudar na textura.
Ácido Hialurônico: É um ácido que faz parte do organismo, localizado na matrix extracelular, onde estão as fibras de colágeno e elastina. O envelhecimento diminui o ácido, o que afeta também a hidratação e a elasticidade da pele. Por isso, é muito usado na hidratação, em fórmulas anti-idade.