Saúde e Bem-Estar

Redação

Gel de arnica e outros três produtos para massagem são proibidos pela Anvisa

Redação
01/08/2018 11:05
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Em determinação publicada no Diário Oficial da União, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso de quatro produtos cosméticos. Os itens, usados para massagem e alívio de dores, são o gel de arnica, gel para dores em geral, sebo de carneiro e Doutorzinho.
Todos os produtos são fabricados pela mesma empresa, sob o nome fantasia de Cri Cosméticos. A alegação da Agência seria que a empresa não possui autorização de funcionamento. Além de paralisar a produção, a Anvisa determinou a apreensão dos itens encontrados no mercado.
A empresa Cri Cosméticos, sediada na cidade de Arapiraca (AL), foi contatada para comentar o caso, mas os representantes não foram localizados.

Outras proibições da Anvisa

Recentemente, a Anvisa havia proibido a comercialização de outros itens cosméticos. Foram proibidos o shampoo The First Shampoo 2.0 Sweet Profissional, linha utilizada em salões de beleza para alisar o cabelo; o Shampoo Erva Doce Álcool, 5L; o Condicionador Ecco, 5L, e o Sabonete Líquido Erva Doce, 5 L. O motivo, segundo a própria Agência, seria a falta de registro ou notificação dos cosméticos na Anvisa.
Ainda em junho, alguns lotes de fraldas descartáveis Turma da Mônica Tripla Proteção tiveram as vendas proibidas em todo o país. A resolução exigiu o recolhimento dos lotes já distribuídos e a suspensão daqueles que ainda seriam entregues aos comerciantes.
Segundo a decisão,  publicada no Diário Oficial da União, a fabricante teria descumprido uma série de testes de qualidade e ensaios pré-clínicos, como submeter a matéria-prima usada na fabricação a novos exames após cada alteração.  De acordo com a resolução, os produtos acabados deverão ser submetidos aos seguintes ensaios pré-clínicos: irritação cutânea primária, irritação cutânea cumulativa e sensibilização, além disso deverão ser de natureza atóxica.

LEIA TAMBÉM