Saúde e Bem-Estar

Redação

Anvisa suspende 10 lotes de produtos cosméticos da mesma marca

Redação
20/10/2018 16:24
Thumbnail

Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu 10 produtos da marca Biotec

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta sexta-feira (19) a distribuição, divulgação e comercialização de 10 produtos cosméticos fabricados pela empresa Biotec Cosméticos Indústria e Comércio Ltda, com sede em Uberlândia, Minas Gerais.
A medida determina, ainda, que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado, referente aos produtos notificados.
A lista de produtos inclui sabonete líquido da marca Needs das fragrâncias erva-doce (lote 14073,  maracujá (lote 14999) e lavanda (lote 15003); sabonete antibacteriano cremoso de erva-doce (lote 15045) também da marca Needs; hidratante para o corpo de amêndoas (lote 14622) da mesma marca.
Da marca Biohair ficam proibidos os produtos: shampoo pós química (lote 14772) e creme de tratamento intensivo detox antipoluição (lote 16425).  Por fim, da marca Relvazon estão suspensos o óleo capilar vitamina A (lote 14677), o shampoo de queratina (lote 16439) e o antitranspirante roll-on women active emotion (lote 15376).

Explicação

De acordo com a Anvisa a medida foi motivada pela inspeção sanitária realizada na empresa entre os dias 1 e 5 de outubro de 2018. A visita constatou que a fabricação estava em desacordo com o registro e notificação na Anvisa, havendo inconformidade ou divergências nas formulações com ausência de ingredientes, infringindo a fórmula padrão do produto, podendo afetar sua eficiência.
Houve constatação, ainda, de liberação de produtos para a venda antes da conclusão de todos os ensaios microbiológicos e em desacordo com os parâmetros. A Biotec teria se ausentado de notificar alterações da formulação à agência reguladora.

Publicação

A resolução que determina a suspensão é a registrada no número RE 2.856, de 18 de outubro de 2018 e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (19). A decisão tem caráter definitivo e validade em todo o território nacional.

Orientações ao consumidor

A Anvisa, em comunicado publicado no site, orienta os consumidores que eventualmente tiverem produtos dos lotes suspensos a entrar em contato imediatamente com o Serviço de Atendimento ao Cliente da empresa, para instruções a respeito do recolhimento e da substituição dos produtos, por meio do telefone (34) 3222-4412 e do email sac@biotec.ind.br. A agência reforça que outros produtos e lotes da empresa Biotec estão liberados.