Saúde e Bem-Estar

Camila Petry Feiler, especial para Gazeta do Povo

Aplicativos ajudam a manter a vacinação em dia

Camila Petry Feiler, especial para Gazeta do Povo
16/05/2017 18:00
Thumbnail

A vacina já é aplicada nos Estados Unidos e na União Europeia, Foto: Bigstock | Daniel Castellano

Com a vida cada vez mais corrida, às vezes fica difícil lembrar de todos os afazeres, principalmente aqueles que não podem ser adiados. O calendário de vacinas é uma dessas coisas que não podem ser deixadas de lado. Isso vale tanto para as crianças quanto para os adultos. Neste caso, a tecnologia pode ser aliada para ajudar a lembrar das datas corretas de vacinação.
“No Brasil, muitas vezes, a carteirinha de vacinação é associada apenas ao universo infantil. Grande parte da população adulta não tem registro de suas vacinas ou não lembra se tomou todas as doses necessárias”, afirma Isabella Balllalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), que está lançou neste mês o aplicativo “Minhas Vacinas”.
A ferramenta é gratuita e está disponível para IOS e Android. O “Minhas Vacinas” permite criar perfis diferentes para toda a família, mesmo utilizando apenas um celular. Com base na idade e no sexo informados no cadastro, são apresentadas as vacinas recomendadas e onde elas estão disponíveis — na rede pública, em clínicas particulares ou em ambas.
Também é possível calcular, a partir da inserção da primeira vacina no sistema, quando a próxima dose deve ser tomada, se for o caso. Na medida em que a data de vacinação se aproxima, a ferramenta emite alertas ao usuário.
Além de funcionar como calendário, a plataforma traz ainda comentários sobre cada uma das vacinas indicadas. Para as mulheres, por exemplo, há esclarecimentos sobre as possibilidades de imunização durante a gestação.
O aplicativo também contém uma lista com mais de 50 profissões que apresentam necessidades específicas em relação à imunização, como profissionais que viajam frequentemente, que lidam com alimentos e bebidas ou trabalham com crianças.
Vacinação em dia
O ministério da Saúde também disponibiliza aos usuários de smartphones e tablets um aplicativo capaz de gerenciar cadernetas de vacinação cadastradas pelo usuário.  Ele está disponível gratuitamente para IOS e Android. Além de conter informações completas sobre as vacinas disponibilizadas pelo SUS, ele também tem a função de lembretes sobre as campanhas sazonais de vacinação.
Na primeira tela, é preciso escolher qual o perfil que deseja consultar as vacinas: 0 a 23 meses, 2 a 9 anos, 10 a 19 anos, 10 a 59 anos, 60 ou mais ou gestantes. Basta clicar em uma das vacinas e observar se ela é opcional ou obrigatória. Cada tipo de vacina contém uma descrição, assim como onde está disponível, seus tipos, doenças que ela previne e doses necessárias.