Saúde e Bem-Estar

Isadora Rupp

Postura perfeita em pouco tempo: veja os resultados do ballet na bola de Pilates

Isadora Rupp
05/03/2018 07:00
Thumbnail

A professora Silmara Stédile: exercícios com isometria são o foco da aula. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo. | Gazeta do Povo

Muita gente fez ballet clássico na infância e acabou deixando a prática de lado — mesmo adorando dançar. Depois de adulto, o pensamento “não tenho mais idade” ou “não quero uma aula tão rígida” pode afastar potenciais bailarinas.
Foi pensando em atender esse público que a bailarina e professora Silmara Stédile criou o ballet ball — uma aula que mistura dança e os principais movimentos do ballet usando a bola suíça (bastante comum na prática de Pilates) como apoio. Na prática: muitos movimentos como agachamento com isometria, flexões de braço, prancha e posturas do ballet na bola, o que exige bastante consciência corporal para lidar com a instabilidade criada pelo acessório.
“Nas primeiras aulas as meninas ficam caindo da bola. Mas como eu falo para elas: a gente faz ‘amizade’ com a bola aos poucos e entende qual é o equilíbrio que precisamos buscar no corpo”, diz Silmara. Mas, para isso, é preciso concentração total. “Eu brinco que, se pensar na conta para pagar, cai da bola”.
Instabilidade criada pelo acessório exige concentração. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.
Instabilidade criada pelo acessório exige concentração. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.

Benefícios

Fortalecimento do glúteo e pernas, do abdômen e das costas são alguns dos principais resultados para quem faz a aula de maneira assídua, por duas vezes na semana. “O corpo fica esguio, definido e delicado” fala a professora.
De acordo com Silmara, a melhora da postura corporal, no entanto, é o principal benefício do ballet ball. “Às vezes não conseguimos ficar na postura correta porque a gente não tem força muscular. Com o desenvolvimento desses músculos e alinhamento do corpo, em três meses a pessoa já está com uma postura linda”, garante.

Serviço

Ballet Ball 
Academia Cia da Forma Prime (Rua Padre Germano Meyer, 1.135 — Alto da XV), (41) 3311-1515. Aulas às segundas sextas-feiras, às 18h15.
LEIA TAMBÉM: