Saúde e Bem-Estar

Adriano Justino

Brinquedos no chuveiro podem desenvolver fungos, bactérias e até algas

Adriano Justino
22/02/2019 07:00
Thumbnail

Brinquedos no box do banheiro podem desenvolver algas patogênicas, fungos e bactérias Foto Bigstock

Bebês e crianças pequenas adoram brinquedos no box do banheiro, mas alguns cuidados são fundamentais para que eles não desenvolvam, com o tempo, fungos, bactérias e outros micro-organismos, dizem as professoras da Universidade Tuiuti do Paraná Katia Zoghbi Ospedal, especialista em microbiologia e professora dos cursos da saúde e  Juliana da Silveira Schauren, coordenadora do curso de Biomedicina na mesma universidade.
Os brinquedos funcionam como veículos de transmissão e podem acarretar algumas doenças ao alojarem microrganismos como bactérias, fungos, vírus, ácaros, podendo ocasionar algumas doenças como conjuntivite, gastroenterite, gripes, asma e rinites, entre outras.
Segundo a professora Katia, o uso de brinquedos durante o banho é uma boa opção para estimular e desenvolver as crianças, mas devem ser lavados com sabão neutro, secos e friccionados com pano umedecido em álcool 70%. Geralmente estes brinquedos são de látex, de fácil higienização: escolha brinquedos que não acumulem água, ou retire toda a água para evitar o desenvolvimento de fungos e bactérias. As banheiras plásticas também devem ser substituídas sempre que estiverem danificadas (o plástico áspero dificulta a limpeza). Confira mais informações das professoras:

É certo higienizar apenas nas férias?

Não. Os brinquedos devem ser limpos regularmente, para evitar que os micro-organismos se multipliquem e provoquem doenças. Na prática, para brinquedos dos bebês, pelo menos uma vez por semana. Para os que ficam guardados por mais tempo e os muito delicados, como ursinhos de pelúcia e bonecas de pano, a higienização deve ser feita a cada quinze dias. O local da brincadeira e as caixas que armazenam os brinquedos também devem ser limpos com frequência.

Sinais de que o brinquedo está sujo além da conta

Não espere para fazer a higienização apenas quando manchas, bolores e até algum tipo de odor surgir. Nem sempre os sinais são visíveis.

Como higienizar brinquedos de plástico

Limpe com pano umedecido em álcool (o álcool a 70% é suficiente) se acumula água. Se não acumula, lave com sabão ou detergente neutro. Itens pequenos podem ficar de molho por 30 minutos em água com detergente (para depois serem enxaguados e postos para secar). Essa limpeza garante a retirada do pó e a higienização, mas não retira eventuais manchas. Quando o brinquedo estiver seco, finalize passando um pano com álcool 70% para garantir total higienização. Já itens simples, como panelinhas, xícaras e peças de jogos, como lego, podem ser lavados à mão com detergente neutro e uma esponja macia. Depois, escorra até secar ou enxugue com um pano limpo e seco.

Itens feitos com borracha

Lave com água, detergente e esfregar delicadamente com a parte macia de uma esponja de lavar louças, para secar, passe um pano seco e limpo. Secar ao sol pode remover a cor, deixando o material com a aparência desbotada. Materiais de EVA podem ser lavados da mesma forma que os de borracha.

Eletrônicos também devem ser higienizados

Games, tablets, carrinhos, rádios e controles remotos também entram na fila da limpeza, mas devem passar longe da água. Apenas tire a poeira da superfície com um espanador ou um pano macio e seco. A abertura do aparelho só deve ser feita pelos hospitais de brinquedos ou oficinas autorizadas. Para alcançar os cantinhos difíceis, recorra a palitos de cotonete seco. Para limpeza profunda, siga instruções do fabricante.
Bebês levam brinquedos muito à boca e devem ser higienizados sempre. Foto Bigstock
Bebês levam brinquedos muito à boca e devem ser higienizados sempre. Foto Bigstock

Lavar pelúcia em água a 40° graus C na lavadora faz alguma diferença?

A 40°C é uma temperatura que não consegue eliminar os principais micro-organismos, necessitando de temperaturas muito superiores a isso. Portanto, aconselha-se a lavagem com água fria uma vez que temperaturas altas podem causar danos em alguma parte do brinquedo. Por acumular muitas sujidades, não é aconselhado disponibilizar este tipo de brinquedo em brinquedotecas ou ambientes coletivos: o ideal é disponibilizar os de plástico e de borracha. A melhor maneira de saber como lavar bicho de pelúcia é conferir a etiqueta de cuidados do brinquedo, pois ela normalmente contém instruções de como lavar. Eles podem ser colocados nas lavadoras de roupa no modo delicado. Se o bichinho possuir itens costurados ou colados que possam se soltar durante a lavagem, use um saco de lavagem para proteger o brinquedo. A etapa de secagem é fundamental para garantir a higienização adequada. Cuidado para não guardar úmido.

Exagerar também faz mal

Todo o processo de higienização deve acontecer sem exageros, porque também é importante que as crianças criem defesas e resistências a micro-organismos, para fortalecerem o seu sistema imunológico.

Veja outros erros comuns

1º Cuidado com os mitos em relação à contaminação dos objetos que estão em contato direto com as crianças, tais como: se a chupeta cair no chão vale a teoria dos 5 segundos? E se assoprar, resolve? Não tem nada fundamentado nessas teorias, portanto são todos mitos, crendices populares, a contaminação dos pertences como brinquedos, chupetas e mordedores depende de variáveis, portanto após o contato com a superfície considera-se que o objeto está, sim, contaminado.
2º É comum a criança ter apego a um brinquedo em especial que mesmo velhinho tem um valor afetivo, porém eles podem estar danificados contendo fissuras, quebrados, ressecados, manchados etc., portanto merecem maior atenção. Talvez descartá-los seria a melhor solução, porque os danos dificultam a higienização, acumulando com mais facilidade as sujidades e principalmente micro-organismos.

Mais dicas

– É importante fazer a higienização semanal ou quinzenal de brinquedos que ficam no quarto sem serem manipulados. Móbiles, bichos de pelúcia colocados em prateleiras e outros enfeites acumulam poeira e resíduos que, mesmo sem contato físico, podem facilitar a ocorrência de doenças alérgicas e infecções.
– As revistas, livros infantis precisam ser revestidos com capas plásticas a fim de facilitar a higienização.
– Ao utilizar álcool para a higienização de um brinquedo, certifique-se que ele evaporou por completo antes de devolver o brinquedo para a criança.
– Bonecas menores, podem ser lavadas com escovas de dente com cerdas macias reservadas apenas para esta finalidade.
– Use xampu ou sabonete neutro para lavar cabelos de boneca feitos de nylon. Penteie os fios com uma escova macia e nova enquanto eles ainda estiverem molhados.
– Sempre retire as baterias antes de higienizar brinquedos eletrônicos. Controles remotos e telefones – manipulados por adultos, crianças e bebês – podem se tornar grandes focos de infecção. É preciso limpá-los também!
– A maioria dos brinquedos de madeira do mercado é feita de MDF. Muitos deles são dados à criança desembalados e, portanto, já vêm sujos. Esse material pode ser limpo com espanador, pano seco ou levemente umedecido (bem torcido), já que o MDF absorve água muito rapidamente e qualquer gota pode manchá-lo.
LEIA TAMBÉM