Saúde e Bem-Estar

Da redação

Campanha alerta para cuidados com a saúde mental

Da redação
15/01/2019 10:06
Thumbnail

Pacientes que não respondem bem ao tratamento tradicional representam entre 25% a 30% das pessoas diagnosticadas com depressão. Foto: Bigstock.

Em sua sexta edição, a campanha Janeiro Branco tem o objetivo de reforçar a importância do cuidado com a saúde mental. Segundo dados da OMS, são 300 milhões de pessoas sofrendo de depressão, 60 milhões com transtorno bipolar e 23 milhões com esquizofrenia em todo o mundo. Ainda de acordo com dados da OMS, em países com renda baixa, entre 76% e 85% das pessoas com transtornos mentais não recebe tratamento adequad0. A campanha é um alerta para a importância de se falar sobre o assunto.
Além disso, a mobilização tem foco na valorização do trabalho dos psicólogos – em conjunto com uma equipe multidisciplinar – quando se fala em prevenção e em tratamento. “O psicólogo tem a capacitação e conhecimentos específicos da ciência psicológica, que aborda exatamente as questões comportamentais, subjetivas e relacionais humanas”, afirma o idealizador da campanha, o psicólogo Leonardo Abrahão (CRP-04/36232).
O especialista explica, ainda, que é preciso desmistificar a crença de que a busca por profissionais deveria ocorrer apenas por quem está em sofrimento severo ou possui algum diagnóstico de transtorno mental, e reforça a importância da intervenção “na prevenção, no acolhimento, resolução de conflitos e no desenvolvimento de pessoas.” A saúde mental pode estar também relacionada a diversos fatores do dia a dia como: casos de violência, questões ligadas ao mundo do trabalho e relações sociais disfuncionais. Vale ressaltar que casos de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais podem ser tratados, aliviando o sofrimento.
Acompanhamento psicológico ajuda a aliviar sofrimento e faz parte de tratamento para doenças mentais. Foto: Bigstock
Acompanhamento psicológico ajuda a aliviar sofrimento e faz parte de tratamento para doenças mentais. Foto: Bigstock
Janeiro Branco
A escolha do mês de janeiro e da cor branca se deve ao fato de as pessoas aproveitarem o primeiro mês do ano para realizar um balanço de suas ações e de sua saúde. “Escolhemos o mês de janeiro para a mobilização pelo fato de que no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos, e, a cor branca, pois, como em uma tela em branco, queremos incentivá-las a desenhar novas possibilidades em suas vidas”, explica. Como parte da campanha, durante o mês de janeiro diversas ações de conscientização serão realizadas em todo o país.

Acompanhe a live sobre saúde mental pelo Facebook do Viver Bem

Para falar sobre o tema, o Viver Bem realiza hoje (15/01), a partir das 14h, uma live pelo Facebook com a participação da médica psiquiatra Raquel Tatiane Heep e da psicóloga clínica e palestrante Ellen Martins Salvador. Os leitores poderão participar enviando perguntas pela rede social.
LEIA TAMBÉM: