Saúde e Bem-Estar

Isadora Rupp

Código secreto para emagrecer não depende só de dieta e exercício, diz nutricionista

Isadora Rupp
14/06/2018 07:00
Thumbnail

Para emagrecer sem voltar a engordar, é preciso "reprogramar a mente", diz nutricionista. Foto: I Yunmai/Unsplash.

Se você está tentando uma nova dieta ou o último exercícios físico da moda, não está tendo resultados e se pergunta o tempo todo: “por que eu não consigo emagrecer?” saiba que o problema pode estar, justamente, na pergunta, que já vem carregada com um sonoro não.
Pelo menos é o que defende a nutricionista e coach em emagrecimento Gladia Bernardi no livro “Código Secreto do Emagrecimento – a forma definitiva para emagrecer sem dietas” (a autora lança a obra nesta quinta-feira, 14, em Curitiba, às 19h30, na Livrarias Curitiba do Park Shopping Barigui).
A nutricionista foi estudar neurociência para mudar a sua abordagem. Foto: Divulgação.
A nutricionista foi estudar neurociência para mudar a sua abordagem. Foto: Divulgação.
Gladia, que é nutricionista há 18 anos, especialista nas áreas Funcional e Ortomolecular, foi estudar neurociência e programação neurolinguística para entender como a mente influencia diretamente na adoção de um estilo de vida mais saudável e na perda de peso. Foi motivada por uma frustração: muitos de seus pacientes conseguiam com facilidade seguir o seu plano alimentar e de exercícios e perder os quilos que precisavam/desejavam. Só que, em pouco tempo, voltavam a engordar. “Eu chegava a receber pacientes quatro vezes, que perdiam e ganhavam os mesmos 20 quilos”, conta.

Fechar a boca e malhar

A própria nutricionista acreditou por quase toda a sua carreira que o combo: “fazer dieta e exercícios físicos” era o único eficaz. “Quando fui estudar neurociência entendi que o segredo era começar a trabalhar o cérebro do meu cliente. Geralmente, o nutricionista, o médico e o educador físico tenta mudar o comportamento pelo próprio comportamento. Mas só trabalhar o lado racional, não adianta. A pessoa volta a engordar. O segredo do emagrecimento é mudar os pensamentos e emoções”, salienta.

Do negativo para o positivo

Ao longo de todo o livro, além de explicações básicas sobre neurociência e o funcionamento do cérebro, Gladia propõe uma série de exercícios práticos para que a pessoa que quer perder peso faça uma espécie de reprogramação mental. Começando pela exclusão do “não consigo”,  e do “não pode”. “Isso gera para o cérebro uma resposta auto depreciativa, e por consequência, uma desmotivação”, explica.
Outro ponto fundamental, que ela esclarece na obra, é que, para conseguir emagrecer é necessário colocar um significado emocional à meta. “Quero emagrecer é muito fraco, não há sentimento envolvido” salienta ela no livro.
A nutricionista também propõe  a troca da dieta “estou comendo porque a nutricionista mandou” para a “dieta do quero”. “Trabalhar para que a pessoa faça a escolha por causa dela, que entenda a importância de ter uma alimentação saudável”, frisa.
No início do tratamento, o paciente  é submetido a uma série de perguntas para que o profissional entenda suas emoções e rotina. Aos poucos, é realizado um trabalho para que ela deixe de comer  sempre guiada pelo emocional (porque está triste/ansioso/com companhia).  “Só depois se aborda com quantos quilos ela se sentiria bem. Fica um processo leve, sem sofrimento. Não existe aquela pressão de atingir uma meta imposta por outra pessoa” salienta Gladia.

Dois lados

Para a autora, existem dois caminhos para quem deseja emagrecer: “o mais fácil e o mais difícil”. “O difícil é o de acreditar que ela só precisa trabalhar o corpo em dieta e exercícios. O mais fácil é, antes de trabalhar o corpo, moldar sua mente os pensamentos, que  às vezes sabotam a pessoa antes mesmo de ela começar.  Porque o cérebro sempre come antes que a boca”. Mas a fórmula, ressalta a nutricionista, não é pronta: cada pessoa tem o seu caminho a seguir, e ele é mais trabalhoso, já que o coaching trabalha por meio de perguntas, e não de respostas ou cardápios prontos.

Serviço:

O lançamento do livro “Código Secreto do Emagrecimento – a forma definitiva para emagrecer sem dietas”  (Editora Gente) acontece nesta quinta-feira (14), às 19h30, na Livrarias Curitiba do Park Shopping Barigui (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600).  R$ 29,90 em média.
LEIA TAMBÉM