Saúde e Bem-Estar

Cecília Aimée Brandão, especial para Gazeta do Povo

Como se organizar para comer frutas todos os dias no lanche da tarde

Cecília Aimée Brandão, especial para Gazeta do Povo
24/09/2018 12:00
Thumbnail

Com o mínimo de organização é possível fazer um lanche da tarde saudável todos os dias. Foto: Bigstock

Levar uma vida mais saudável e natural dá um pouco de trabalho. Seguir o conselho “descasque mais e desembale menos” — que incentiva o consumo de alimentos in natura e reduz o descarte
de plásticos — nem sempre é fácil. Ainda mais durante a semana, quando inúmeros compromissos tiram o foco de uma alimentação saudável.
No entanto, seguindo as dicas das nutricionistas entrevistadas pelo Viver Bem, é possível ter todo o frescor e o sabor das frutas gastando pouco e de forma muito prática, na mesa de trabalho, todos os dias. A nutricionista Jennifer Partika, do Hospital Santa Cruz, diz que a preguiça não pode ser a principal vilã nessa hora: “recomendo deixar as porções de frutas cortadas e preparadas na noite anterior, para não correr o risco de, na correria ao sair de casa, deixar as frutas de lado e recorrer a um lanchinho ao longo do dia”.

Frutas para levar

Além das clássicas maçãs e bananas, Jennifer recomenda levar a manga já descascada e picada, mamão, melão e melancia em pedacinhos menores e fáceis de comer, tangerina já descascada (para evitar aquele cheiro característico invadindo o escritório) e até mesmo abacate — nesse caso, a orientação para que não oxide é a de pingar limão após cortar, para conservar as características da fruta.
Abacate também é uma boa opção de lanche; dica para não oxidar é pingar gotas de limão. (Foto: Bigstock)
Abacate também é uma boa opção de lanche; dica para não oxidar é pingar gotas de limão. (Foto: Bigstock)
Pedaços de coco fresco e frutas vermelhas ou uvas já higienizadas também são ótimas opções. “Quando optar por frutas secas, cuide na quantidade, para que não haja consumo excessivo de açúcar. Nesse caso, recomendo comer castanhas junto”, diz Jennifer.
Para garantir a segurança e o frescor das frutas, a nutricionista clínica Sandra Trevisan recomenda que as porções sejam levadas em potinhos e mantidas em geladeira até a hora do consumo. “Caso não tenha geladeira, uma lancheira térmica ou um cooler resolvem. Cuidar da saúde requer algum esforço, mas o resultado é a melhora da nutrição de todo o corpo. As frutas contêm vitaminas, minerais, fibras e poderosos antioxidantes”, comenta.
“Quando o período entre o consumo das frutas e a próxima refeição for de mais de uma hora, convém turbinar o lanche com cereais ou oleaginosas, assim a energia fica garantida por mais tempo”, orienta Sandra.

Época

Para economizar, vale ficar de olho nas frutas da época, que costumam ter preços mais atraentes, além de estarem no ponto certo para o consumo. Veja quais são a desse e do próximo mês:
Setembro: Abacaxi, banana-nanica, caju, jabuticaba, laranja-lima, laranja-pera, maçã, mexerica, nêspera, tamarindo e tangerina.
Outubro: Abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, manga, coco-verde, jabuticaba, laranja-pera, lima, maçã, mamão, nêspera e tangerina.
LEIA TAMBÉM: