Saúde e Bem-Estar

Marina Pilato, especial para a Gazeta do Povo

Como começar um “Projeto Verão” que dure para sempre

Marina Pilato, especial para a Gazeta do Povo
08/10/2018 07:00
Thumbnail

Academias começam a lotar em outubro em busca do "corpo perfeito". Foto: Justyn Warner/Unsplash

Outubro é um mês decisivo para quem deixou a inércia do inverno e quer, finalmente, começar a se exercitar — nessa época, as academias e centros esportivos voltam a ficar lotados. No olhar dos alunos, um objetivo fixo: estar com os exercícios em dia para chegar ao fim do ano com as medidas que imaginam poder alcançar.
No entanto, para iniciar o famoso “Projeto Verão” é preciso mais do que boa vontade. A mudança radical na rotina exige avaliações médicas prévias e acompanhamento profissional.
Tanto em relação à rotina de exercícios quanto às dietas adotadas nesse período, o alerta é sobre os perigos de uma mudança de hábitos repentina e que, geralmente, dura apenas um pequeno intervalo de tempo, como os três meses antes do verão. “O maior risco é o efeito sanfona que a prática pode levar, pois depois do verão, em geral, as pessoas retomam antigos hábitos, e essas oscilações prejudicam a saúde”, explica a endocrinologista Fernanda Malucelli.

De acordo com Fernanda, o ideal seria ter a disciplina do projeto verão durante o ano todo, utilizando a época apenas como um estopim para adquirir hábitos mais saudáveis para sempre, como praticar exercícios todos os dias e se alimentar de forma balanceada.

“A prática da atividade física deve começar de maneira gradual, seguindo uma regularidade durante toda a vida. Buscar resultados muito rápidos em geral é prejudicial”, completa.

Metas reais

O fitness coach Elber Renan Juvinski concorda. “Dependendo do costume de prática física da pessoa e sem a adaptação adequada, há mais chance de ela se lesionar do que de emagrecer”, alerta. Analisar o cotidiano do aluno é fundamental para entender e trabalhar suas limitações e estabelecer metas. Alguém que tenha uma rotina de trabalho mais ativa fisicamente vai ter uma adaptação diferente do que quem passa o dia sentado em frente ao computador.
O período de adaptação é tão importante quanto o diagnóstico das condições físicas do aluno, diz Juvinski. E esse pode ser um problema dos projetos de emagrecimento ou ganho de massa muscular (hipertrofia) em pouco tempo, pois muitas vezes essa etapa acaba sendo pulada.

Diferença rápida

Os adoçantes tipo estévia podem não ser úteis para perda de peso, além de não ter estudos comprovados Foto: Bigstock
Os adoçantes tipo estévia podem não ser úteis para perda de peso, além de não ter estudos comprovados Foto: Bigstock
Apesar disso, iniciadas as mudanças é possível notar diferenças no corpo já nos primeiros 30 dias de exercícios. Perceber que as roupas começam a ficar um pouco mais soltas, mas ainda sem ver diferença na balança também é comum. “Isso acontece porque a pessoa está construindo massa muscular. Não devemos sempre nos basear pelo que vemos na balança”, esclarece Juvinski.
Ele reforça que o mais importante é que o aluno faça algum tipo de exercício mesmo que no começo isso cause certo incômodo. Para quem já se exercita treinos mais leves após um dia de exercícios fortes ajudam o corpo a se acostumar com a nova rotina.
Para perder medidas rapidamente, a pessoa tem que estar disposta a se exercitar bastante e a se engajar em uma dieta combinada. É o que explica Alejandro Ormeño, educador físico que trabalha com treinamento funcional personalizado. A grande procura é por perda de gordura, tônus muscular e definição. Mas para que se perca peso, é necessário ganhar força. “Quando falamos de força, é no geral: braço, abdome. Isso é essencial para que a pessoa consiga fazer os exercícios mais avançados que auxiliam na perda de peso”, argumenta Ormeño.

Trabalho localizado

Para quem deseja perder centímetros na cintura, por exemplo, o jeito é trabalhar o corpo como um todo e depois investir nos treinos localizados em cada grupo muscular. O emagrecimento está associado à construção de massa muscular e ao baixo porcentual de gordura, sendo necessário um estímulo tensional principalmente nas articulações para que elas respondam melhor aos exercícios e evitem lesões.
A dica para quem procura resultados rápidos é optar por exercícios que envolvam mais de um grupo muscular, pois é nos músculos maiores que o gasto energético como um todo também será maior.

Comece bem

Independentemente do projeto, para iniciar a prática de exercícios, é importante, segundo os especialistas:
– Fazer uma boa avaliação médica
– Respeitar o período de adaptação
– Ter disciplina nas atividades
– Fazer um acompanhamento nutricional e dieta de acordo com objetivo e treino
– Ingerir água sempre que necessário
– Ter um acompanhamento profissional que incorpore seu objetivo
– Continuar com os hábitos saudáveis após o verão, para evitar o efeito sanfona
LEIA TAMBÉM: