Saúde e Bem-Estar

Redação

Chuva vai diminuir temperatura em Curitiba e aumentar risco de gripes e resfriados

Redação
19/10/2017 14:31
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

A chuva que chega nesta quinta-feira (19) em Curitiba afetará a temperatura e a saúde da cidade. Dos 31º C de máxima previstos para esta quinta, sexta-feira (20) trará apenas 22º C como maior temperatura – e chuvas intensas ao longo do dia. Além de carregar guarda-chuvas e galochas, é importante que o curitibano também fique atento à saúde.
Acostumado ao calor, o organismo precisa rapidamente se habituar a temperaturas mais baixas e, com isso, desgasta o sistema imunológico. Isso porque, no frio o organismo trabalha de uma forma, com um gasto energético maior para manter o corpo aquecido. Já no calor, o gasto energético é outro. Quando o organismo passa de uma temperatura a outra, rapidamente, o risco de desenvolver uma infecção ou alergia aumenta.
Bronquites e asmas são algumas das infecções comuns, mas também meningites, pneumonias e outras doenças do sistema respiratório e cardíaco.
Os vírus da gripe e resfriado, da mesma forma, podem se aproveitar da vulnerabilidade do organismo e crescer rapidamente. Mas, é preciso atenção aos sinais para poder tratá-los corretamente: o resfriado tem início gradual e raramente apresenta uma febre alta ou dor de cabeça, ao contrário da gripe.
Na gripe, as dores musculares são comuns e intensas – e no resfriado esses sintomas são mais leves. Enquanto a gripe dura de duas a até três semanas, o resfriado se cura bem mais rapidamente.
Como se prevenir?
Algumas medidas podem ajudar a prevenir essas infecções, mesmo com a mudança de temperatura. Confira!
– Faça atividades físicas regulares, para manter o organismo sempre preparado a qualquer adaptação de temperatura;
– Alimente-se adequadamente para ter todas as vitaminas, minerais e nutrientes em alta;
– Hidrate-se, seja qual for a temperatura;
– Leve sempre um agasalho e guarda-chuva. Em Curitiba, nunca se sabe.
LEIA TAMBÉM