Saúde e Bem-Estar

Amanda Milléo

Corre 5 km? A São Silvestre talvez não seja para você

Amanda Milléo
12/12/2016 09:00
Thumbnail

A corrida de São Silvestre, em São Paulo, acontece todo ano. Em 2016 será a 92ª edição (Foto: AFP / Nelson ALMEIDA) | AFP

Se você se inscreveu para a São Silvestre, mas leva mais de 30 minutos para fazer cinco quilômetros correndo, talvez seja melhor deixar a corrida para 2017. O percurso de 15 km da prova exige um treinamento de, pelo menos, três meses, com uma evolução mais leve para evitar inflamações e desgastes na canela e pés. Começar a treinar agora para a prova do fim do mês não é uma opção saudável.
Leia mais
“Uma pessoa que corre 5 km em 25 minutos ou menos tem uma capacidade maior, mas quem leva 30 minutos ou mais, não vale a pena. Eu não recomendo, nem minimamente, porque é exigir demais do corpo. No fim,  acaba não correndo. Mais caminha do que corre”, explica Murilo Ugolini Klein, técnico de corrida da V8 assessoria.
Para quem faz 10 km de corrida, mas de forma confortável, terminar a São Silvestre é possível. Ainda assim, é preciso cautela e não mirar a prova como uma das principais. “A prova exige 50% a mais do que a pessoa está habituada a fazer. Em um ritmo menor, indo um pouco mais lentamente, consegue finalizar”, explica  Fábio Moralles Alonso, corredor e professor de educação física, também conhecido por Tchê, da Trainer Assessoria.
Aos corredores experientes, as próximas três semanas serão focados na manutenção do volume de corrida, próximo ao que enfrentará na prova, com estímulos de velocidade e variação de altimetria – visto que o percurso terá trechos de aclive e declive.
“Dependendo da condição do atleta, ele pode trabalhar um treino simulado duas semanas antes da prova, para efetuar os últimos ajustes para a prova. Este treino pode variar de 10 a 12 km para atletas estreantes na distância e de 15 a 18 km para atletas mais experientes. Além disso, o atleta deve tirar a última semana para acumular energia e descansar o corpo para a prova”, explica Leonardo Pontarolli, técnico da 4Run Assessoria Esportiva.
Lesões comuns
Caso a pessoa tente exigir demais do corpo nas próximas semanas, a resposta pode vir em forma de lesões. O aumento no volume de exercícios e na intensidade, de forma repentina, geram fraturas por estresse. Outras lesões comuns aos corredores são inflamação no tendão e ligamento dos joelhos.
São Silvestre
A corrida de São Silvestre acontece todo ano, no dia 31 de dezembro, com as largadas separadas para mulheres e homens. As inscrições da 92ª edição acabaram no dia 30 de novembro. Mais informações sobre a competição, aqui.