Saúde e Bem-Estar

Redação

Estudo mostra que crianças que tomam leite de vaca ficam 0,4 cm mais altas que a média

Redação
29/07/2018 14:00
Thumbnail

Estudo, porém, vai de encontro a outros que mostram que humanos não precisam tomar leite de vaca. Foto: Bigstock

Crianças que tomam apenas leite de vaca tendem a ser mais altas que as crianças que tomam leite de soja, ou de outras fontes vegetais ou animais. A constatação foi vista em um estudo publicado pela revista científica American Journal of Clinical Nutrition, onde os pesquisadores do hospital St. Michael analisaram a altura e os hábitos alimentares de 5.034 crianças, entre dois e seis anos de idade, desde o nascimento
Das participantes do estudo, 13% tomavam leite de fontes diversas todos os dias, enquanto 92% tomavam leite de vaca com a mesma periodicidade.
Os pesquisadores, liderados pelo pediatra do hospital Jonathon Maguire, perceberam que a cada copo de leite de origem diversa (não de vaca) ingerido por dia, as crianças eram 0,4 centímetros menor que a média para a idade. Entre as crianças que tomavam um copo de leite de vaca todos os dias, por outro lado, a altura chegava a ser 0,2 centímetros maior que a média para a idade.
A diferença de altura entre as crianças analisadas no estudo mostra uma lacuna bem maior: as crianças com três anos de idade que bebiam três copos de leite de vaca eram 1,5 centímetros maiores que as crianças que tomavam três copos de leite com outras origens.
Misturar os tipos de leite também não reverte a altura da criança, segundo o estudo. Mesmo crianças que tomavam uma combinação de leite de vaca com leites de origem vegetal ou de outros animais tendiam a ser menores que a média.

Por que o leite de vaca impacta na altura?

Embora o estudo não tenha examinado exatamente os motivos que levam ao leite de vaca ser um fator positivo para o crescimento da criança, os pesquisadores estimam que as crianças que não tomam o leite de vaca consumam uma quantidade menor de proteínas e gorduras, o que pode reduzir a taxa de crescimento.
Dois copos de leite de vaca, por exemplo, contêm 16g de proteínas – 100% da quantidade diária necessária do nutriente para uma criança de três anos. Dois copos de leite de amêndoas, por outro lado, têm 4g de proteína, o que representa 25% da quantidade necessária diariamente para as crianças da mesma idade.

Pesquisa polêmica

O leite tem sido considerado um dos alimentos mais controversos da atualidade, com a divisão entre os defensores e os críticos do seus benefícios. Embora tenha alta densidade nutricional, o leite também é visto como um dos alimentos associados a diferentes problemas de saúde, como a intolerância à lactose.
Para uns, o leite deve ser consumido apenas por crianças e adolescentes, enquanto outros o proíbem entre as pessoas com sensibilidade aos compostos do alimento.
Confira abaixo os prós e contras do consumo de leite: 
CONTRA
Dois dos principais componentes do leite – lactose e proteína – geram cada vez mais problemas na população
  • É de difícil digestão
  • Não é mais “cru” como no passado e perdeu probióticos que ajudam na sua digestão
  • Produção em larga escala estimula uso de hormônios nas vacas e conservantes no processo de pasteurização
  • A versão sem lactose não resolve para quem tem hipersensibilidade ao leite. Tem os mesmos hormônios e aditivos da versão convencional
  • Consumo de antibióticos destrói a flora intestinal e aumenta a probabilidade de intolerância à lactose
  • Tem muito mais proteína do que o corpo consegue digerir, o que sobrecarrega os rins
PRÓS
  • Tem alta concentração de cálcio,dificilmente encontrada na mesma proporção em outros alimentos
  • Tem alta densidade nutricional: mais nutrientes do que calorias
  • A gordura do leite aumenta o colesterol bom
  • É benéfico para hipertensos
  • Produz saciedade
  • A versão semidesnatada é recomendada para quem quer perder peso
  • A versão integral ajuda na absorção da vitamina D
LEIA TAMBÉM