Saúde e Bem-Estar

Redação, colaborou Maria Isabel Miqueletto

10 dicas para fazer um spa em casa gastando pouco ou nada

Redação, colaborou Maria Isabel Miqueletto
03/11/2017 19:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Que tal separar algumas horas do seu dia apenas para relaxar? Às vezes é necessário um momento de descanso, mas nem sempre dá tempo ou sobra dinheiro para ir até um spa ou fazer uma massagem. Para resolver o problema, há a opção de criar um ambiente relaxante e aproveitar um dia de spa sem sair de casa — e o melhor: gastando pouco.
Desconectar, focar em si mesma, fazer esfoliação, máscara facial e hidratação são algumas das atividades para aproveitar o dia, mas a mais importante é se concentrar no presente.
“Não adianta preparar todo o ambiente para relaxar, mas ficar pensando no que tem para fazer e nos problemas de fora. Precisa se concentrar no que está acontecendo naquele instante”, reforça Nathaly Boldrini, fisioterapeuta e proprietária do Lavillie Wellness Center.
E, antes de mais nada, é preciso planejar o momento. Para ajudar nessa etapa, a Nathaly elencou um passo a passo de como fazer um dia de spa em casa. Confira:
1º passo: deixe o ambiente na luz e som ideais
Esse é o momento para deixar o celular de lado e aproveitar um dia desconectado. Para melhorar o ambiente, uma boa música, de preferência calma e relaxante, ajuda. A luz também é essencial! Aliás, a falta de luz é ainda melhor: deixe o mínimo de claridade possível para tornar o lugar mais aconchegante. Colocar incenso e velas é opcional, mas para quem gosta de cheiros específicos pode ser um bom complemento.
2º passo: programe as refeições para serem leves
Mantenha o dia clean e isso também perpassa a alimentação. O ideal é apostar em alimentos leves, sem muita massa ou carnes pesadas. “Se puder ficar um dia sem carne, é ótimo”, complementa Nathaly.
3º passo: prepare uma esfoliação do rosto e corpo
O Viver Bem já alertou sobre os cuidados especiais para a pele e a esfoliação é um deles. Uma opção natural para a prática, e promover a renovação celular, é fazer uma mistura de açúcar cristal com mel e esfoliar o rosto.
Também é indicado usar máscaras faciais. Nathaly indica a de mamão: com metade da fruta, mistura com uma colher de sopa de mel até formar uma pasta homogênea. A máscara deverá ser aplicada e permanecer no rosto entre 15 e 20 minutos.
4º passo: que tal um escalda-pés?
O escalda-pés é comum nos spas e pode ser reproduzido em casa facilmente. Use uma bacia com água quente e acrescente duas colheres de sopa de sal grosso.
Para complementar, podem ser usadas folhas de hortelã, item energizante que melhora a disposição, ou chá de erva-doce, que tem efeito relaxante.
5º passo: sim, você consegue fazer uma massagem sozinha
O ponto chave da massagem é fazê-la de baixo para cima: começar pelos pés e subir para o restante do corpo. Os movimentos devem ser leves e aliados ao creme hidratante.
6º passo: prepare um banho relaxante
A hora do banho também deve ser preparada com atenção. O ideal é deixar a luz do banheiro mais baixa, de preferência apenas utilizando velas.
“Se tiver luz azul, é bem interessante, pois ela tem um efeito calmante”, completa a fisioterapeuta.
Se tiver uma banheira em casa, misture sais de banho à água e relaxe na água morna. Caso não tenha a banheira, também não há problema nenhum. Envolva os sais de banho em um pedaço de tecido tule e prenda à ducha. Amarre com uma fita, como se fosse formar uma trouxinha. Duas colheres de sopa dos sais de banho são suficientes.
7º passo: hidrate o cabelo
O momento do banho também é propício para uma hidratação no cabelo. Usando produtos naturais, a fisioterapeuta indica o leite de coco — uma alternativa ao óleo que coco –, que tem o mesmo poder hidratante do óleo, mas não deixa o cabelo tão pesado.
“O cheirinho de coco também é um complemento, além de dar uma sensação de frescor”. O indicado é comprar o coco e bater a poupa com água no liquidificador.
8º passo: respire
Uma das técnicas mais importantes do relaxamento é aprender a respirar. Lentamente, inspire e conte até três. Mantenha o ar por alguns segundos preso e expire, também devagar. Ao mesmo tempo, procure mentalizar o seu corpo, todos os benefícios e procure relaxar.
9º passo: bebidas relaxantes
Aliado a alimentação saudável, é importante também hidratar o corpo com as bebidas certas. A água gelada, por exemplo, tem uma função termogênica, que acelera o metabolismo facilitando a perda de peso. Da mesma forma, chá de gengibre ou bebidas que levam pimenta. Uma sugestão é também separar o dia para preparar um suco verde ou chás para uma desintoxicação do organismo.
10º passo: curta o momento para o lazer
Já que você tirou o dia para se dedicar a você mesma, que tal finalizar com um filme ou livro que você não teve tempo de ver? Encontre um espaço em casa que seja confortável e silencioso e se aconchegue para o lazer.

11º passo: assinantes da Gazeta do Povo têm descontos especiais em clínicas de beleza e estética:

Se fazer um spa em casa não é o seu perfil, mais de 70 salões, clínicas, studios e spas de Curitiba e região oferecem descontos que vão de 20% a 40% em produtos e serviços de beleza e estética aos assinantes da Gazeta do Povo, pelo Clube Selections! Confira a seleção completa dos descontos no site do Clube Selections.
LEIA TAMBÉM: