Saúde e Bem-Estar

Rodrigo Batista, especial para a Gazeta do Povo

Vai viajar de ônibus? Alguns cuidados evitam dores no corpo

Rodrigo Batista, especial para a Gazeta do Povo
26/12/2017 12:00
Thumbnail

Empresa espera aumento na procura por passagens rodoviárias neste Carnaval. Foto: Pedro Serapio/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Com um aumento de 50% nas vendas de passagens de ônibus em relação ao mesmo período em 2016, de acordo com a empresa Clickbus, especializada na venda de passagens rodoviárias, é bom preparara o corpo e a mente para pegar a estrada. Como em muitos casos as viagens podem durar várias horas, é melhor se preparar e evitar desconfortos musculares e nas articulações.
Conforme explica a fisioterapeuta da Academia Gustavo Borges, Fabiana Bonete Yamanaka, ficar muitas horas sentado em uma mesma posição ou tentar se adaptar a uma poltrona de ônibus para descansar e dormir pode causar dores no corpo.
“Isso ocorre devido à má postura por um longo tempo. A musculatura fica com contratura, dormente e cansada, além de causar formigamento”, explica. Quem tem problemas de saúde como artrite e artrose, por exemplo, pode desenvolver dores mais acentuadas por ficar muitas horas sentado na mesma posição.
Levantar-se da poltrona e fazer pequenos movimentos com os pés ajuda a evitar as dores. Foto: Unsplash.
Levantar-se da poltrona e fazer pequenos movimentos com os pés ajuda a evitar as dores. Foto: Unsplash.

Quando estiver sentado, mantenha a coluna reta

Ainda que a vontade transformar a poltrona em uma cama seja forte, a fisioterapeuta alerta que é melhor o passageiro manter a coluna reta, o que evita em boa parte a má postura e possíveis dores no corpo.
“Além de deixar a coluna reta, é bom que se mantenha as costas apoiadas no encosto do banco”, explica. Como as dores no pescoço também são comuns, uma boa maneira de evitar esse desconforto é usar uma almoçada para o pescoço, o que deixa o sono mais confortável no trajeto.

Movimente-se, mesmo dentro do ônibus

A principal dica da fisioterapeuta é movimentar o corpo mesmo durante o trajeto de ônibus. “O ideal é, durante a viagem, levantar um pouco, se movimentar, mesmo dentro do ônibus”. Outra dica inclui mexer um pouco os pés, ainda que o passageiro esteja sentado. “Usar um apoio para os pés também é recomendado”, explica. A dica vale principalmente para trechos muito longos, como de Curitiba para o Rio de Janeiro, para Porto Alegre ou Brasília.
Sempre que o ônibus fizer uma parada, é importante descer do veículo e se movimentar. Foto: Visualhunt.
Sempre que o ônibus fizer uma parada, é importante descer do veículo e se movimentar. Foto: Visualhunt.

Nas paradas, saia um pouco do ônibus

Como em muitas viagens as pessoas ficam cansadas e bate aquele sono, a vontade é ficar na poltrona até que o destino chegue, mesmo quando o ônibus faz alguma parada na estrada. Porém, a fisioterapeuta orienta que os passageiros desçam do veículo quando ele fizer alguma parada, justamente para movimentar os membros, fazer a musculatura trabalhar e diminuir as dores e dormências.
Quem é alto precisa de mais espaço
A viagem pode ser ainda mais incômoda para quem é mais alto e, com isso, a pessoa tem mais dificuldade para se acomodar em poltronas de alguns ônibus, principalmente em trajetos mais longos. Mas essa situação pode ser amenizada se o passageiro puder comprar passagens para veículos tipo semi-leito e leito, que são aqueles que possuem espaço maior entre as poltronas. Além disso, quem é mais alto não se deve esquecer das outras dicas para tornar o trajeto mais tranquilo dentro do veículo.
LEIA TAMBÉM